Opinião

Mobilidade urbana

28/02/2019 às 06:10
Atualizada em 28/02/2019 às 06:10.
A dificuldade cada vez maior para se transitar pelas ruas, seja por pedestres, motoristas ou usuários do transporte público, vem fazendo com o tema "Mobilidade Urbana" seja uma preocupação cada vez maior do poder público. O que antes era solução, como ônibus, metrô e carros, vem se tornando um problema cada vez maior, pois, se por um lado é a única alternativa para muitos trabalhadores, estudantes e aposentados, por outros, eles não estão cumprindo com o papel de tornar a vida das pessoas mais fáceis. E, a falta de conforto, faz com que mais pessoas optem por comprar carros, o que provoca um aumento no número de veículos nas ruas, prejudicando a mobilidade dos cidadãos.
No caso de Mogi das Cruzes, o secretário municipal de Transportes, José Luiz de Almeida, encontrou-se recentemente em Marília com o secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo. Lá, ele cobrou o Estado sobre as demandas mogianas, como aquisição de 600 abrigos para pontos de ônibus, projetos de engenharia de tráfego, revisão do Plano de Sistema de Transporte, implantação de Sistema Cicloviário, entre outras.
Em Ferraz de Vasconcelos, o assunto foi tratado nesta semana, na câmara. O ex-presidente da Casa de Leis, vereador Flavio de Souza (PTB), o Inha, expressou a sua preocupação com o fato de a cidade não ter ainda elaborado o projeto de lei sobre o tema, correndo o risco de perder convênios com o governo federal para investimentos na área.
Já em Suzano, o processo de elaboração do futuro Plano Municipal de Mobilidade Urbana teve a importante participação popular, no final de janeiro. No ano passado, já houve reuniões com a comunidade nos bairros e também com setores públicos e entidades de classe.
É bom ver as cidades preocupadas com o assunto. Alterações drásticas terão que acontecer, talvez em um futuro próximo, visando soluções. Por isso, o cidadão tem que se preparar para mudanças gradativas que afetarão nossa rotina ao longo dos próximos anos. E, se for visando mais conforto para a população, que sejam feitas o mais rápido possível.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News