Mundo gospel

Qual a diferença entre pecado e iniquidade na Bíblia?

André Sanchez
12/05/2019 às 06:10
Atualizada em 25/02/2022 às 13:35.
Divulgação

André Sanchez é membro da Igreja Presbiteriana - FOTO: Divulgação

Em alguns textos, a Bíblia fala sobre pecado e em outros fala sobre iniquidade. Qual a diferença entre pecado e iniquidade na Bíblia? Elas são palavras sinônimas ou apresentam alguma diferença forte entre seus significados dentro do contexto bíblico? Muitas vezes pecado e iniquidade nos parecem ser praticamente a mesma coisa, no entanto, quando abordamos com mais profundidade o uso dessas duas palavras na Bíblia, veremos que existe, sim, uma diferença importante biblicamente falando.
1) Uma coisa pecado e iniquidade têm em comum: apontam para erros que a Bíblia define como aqueles erros contrários à vontade de Deus, que ferem aquilo que Deus determinou como sendo os melhores atos que devem ser praticados pelo ser humano. Nesse sentido, pecado e iniquidade são práticas que têm a ver com esses erros que cometemos, ferindo a vontade de Deus.
2) Mas a diferença fundamental entre pecado e iniquidade é mais facilmente vista quando analisamos as palavras nos originais e, em seguida, observamos como elas são usadas nos textos. Primeiro vamos analisar a palavra pecado: no grego é "hamartia" e significa, com relação às atitudes humana, "errar o alvo". Então, em outras palavras, o pecado seria uma "escorregada", um "pisar na bola" que alguém faz perante as leis de Deus, desobedecendo-as. Já a palavra iniquidade, no grego é "anomia" e significa uma "condição daquele que não cumpre a lei". Ou seja, aquele que não cumpre a lei de Deus e peca de forma constante contra ela, entra em uma condição de vida que se chama iniquidade.
3) Observemos um uso da palavra pecado: "Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem" (João 19:11). Observe que temos aqui o foco no erro cometido. Ou seja, no "errar o alvo". Esse é o uso da palavra pecado. Alguém errou o alvo, desobedeceu a lei, agiu mal, teve uma atitude reprovável. Agora, vejamos um uso da palavra iniquidade: "Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade" (Mateus 7:23). Observe que a iniquidade é uma condição, um estado em que a pessoa se encontra, ou seja, um praticante de erros sucessivos, alguém que vive naquele caminho de erros sem arrependimento algum.
4) Então, a diferença entre pecado e iniquidade é que pecado é um erro de alvo, algo isolado que ocorre por negligência, descuido. Já a iniquidade é quando esses erros, que deveriam ser acidentes (pecado) se tornam uma constante na vida da pessoa, sem haver qualquer arrependimento e correção nos caminhos (iniquidade). O iníquo é exatamente quem se orgulha do caminho do pecado e anda nele, quem está nessa terrível condição. O pecador já é alguém que errou o alvo, mas se arrepende. Sendo assim, nós servos de Cristo somos pecadores (pois erramos o alvo de vez em quando), mas não podemos ser iníquos, ou seja, mergulhados na iniquidade, pois a prática constante de pecados é um sinal na vida de quem não serve a Deus: "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus" (1João 3:9).
 
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News