A oficialização do prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), como presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) para 2020 foi realizada no começo deste mês, quando o novo eleito, junto com o atual presidente, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) discursaram sobre a importância do consórcio e sobre os planos futuros.
A posse do prefeito Melo, no entanto, só acontece nesta quinta-feira, às 11 horas, na sede administrativa do Condemat, em Mogi. Mesmo sem assumir oficialmente o grupo, o novo representante já possui ideias claras sobre o futuro da entidade, colocando como uma de suas principais metas uma aproximação com o governo do Estado de São Paulo que resulte em melhorias para os municípios da região.
Durante a cerimônia que marcou sua eleição - unânime -, o prefeito Melo enfatizou seu bom relacionamento com a alta cúpula estadual, como o governador João Doria (PSDB), o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) e o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, motivos que influenciaram para que ele decidisse assumir o Condemat. "Nosso compromisso é manter o trabalho efetivo que vem sendo feito nos últimos anos e vou trabalhar para fortalecer o vínculo com o Estado", destacou o presidente eleito.
Pronto para passar o bastão ao prefeito Melo, o chefe do Executivo suzanense, que segue no cargo até amanhã, se mostrou satisfeito em entregar o comando do Condemat com as finanças em dia e para uma pessoa "amiga e competente", como ele mesmo destacou durante a eleição do consórcio.
Além disso, na oportunidade, o prefeito Ashiuchi reforçou os trabalhos realizados em sua gestão, que começaram na estrutura da entidade, que se tornou executiva e, com isso, passou a reunir condições para a realização de projetos, inclusive com captação de financiamentos e criação de novas câmaras técnicas, das quais podem se destacar Esportes e Turismo.
De acordo com ele, uma das conquistas recentes é o estudo que visa o pagamento por serviços ambientais (compensação financeira) aos municípios produtores de água ou com restrições por conta dos mananciais. "Fico muito feliz de estar entregando o cargo para alguém que, além de um grande prefeito e ótimo gestor, é um grande amigo", destacou.
Outras pautas
Além dos temas mais populares nos quais o consórcio está inserido, como por exemplo os esforços do Condemat em conter a proposta de instalação de uma praça de pedágio no km 45 da rodovia Mogi-Dutra (SP-88), o grupo terá atribuições em outras pautas, como a coleta de lixo, com a viabilização de um plano regional de resíduos e a continuidade do projeto a ser desenvolvido com o montante do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), para um estudo de compensação financeira às cidades pela responsabilidade de preservar a área ambiental.