Mogi Mais Água

Programa é referência em preservação

O saneamento e a preservação do Meio Ambiente na zona rural são os focos do programa Mogi Mais Água, iniciativa que nasceu nas reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura e instituições parceiras

31/12/2019 às 02:58
Atualizada em 31/12/2019 às 02:58.
Divulgação/PMMC

Mogi Mais Água - FOTO: Divulgação/PMMC

O saneamento e a preservação do Meio Ambiente na zona rural são os focos do programa Mogi Mais Água, iniciativa que nasceu nas reuniões do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e está sendo desenvolvida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura e instituições parceiras. Em parceria com o Instituto Trata Brasil, foram instaladas quatro miniestações de tratamento de esgoto no bairro do Cocuera e outras quatro unidades estão em fase de implantação.
Mogi conta com cerca de 2 mil produtores rurais e o setor do agronegócio responde por aproximadamente 10% do PIB da cidade. "A agricultura é um importante segmento da cidade e temos feito um trabalho de aproximação com os produtores para entender suas necessidades e desenvolver novos projetos. O Mogi Mais Água é resultado deste trabalho em conjunto e contribuirá ainda mais, promovendo o saneamento e a preservação do meio ambiente", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB).
As miniestações estão sendo instaladas fora da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM). A primeira propriedade a receber a estação foi a de Celso Koji Takano e está sendo monitorada pela Pasta e parceiros do projeto.
Na miniestação, que integra o projeto piloto de saneamento do programa, o processo de tratamento do esgoto começa com a chegada do esgoto na caixa de gordura, onde é encaminhado para o equipamento. Na gota, a água sofre a ação de bactérias aeróbias e o lodo gerado é separado da água. Este lodo recebe novamente as bactérias e, ao final do processo, a água tratada com até 90% de pureza é escoada para um sumidouro. A meta é instalar novas unidades, mediante a liberação de financiamentos junto aos governos estadual e federal.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News