A Secretaria de Cultura de Suzano promoveu mais de 500 atividades em 2019, atendendo pelo menos 118,4 mil pessoas diretamente, além do apoio aos eventos de entidades e associações, como as festas Nordestina, da Dália, das Águas, das Nações, da Cerejeira e do Baruel. O balanço foi apresentado pelo titular da pasta, Geraldo Garippo.
Na área das Artes Cênicas, que envolve teatro, dança e circo, foram realizados 127 espetáculos gratuitos, com público estimado em mais de 9 mil pessoas, com grande oferta de workshops e atividades formativas para fortalecimento profissional.
Nas artes plásticas, mais de 20 exposições foram realizadas, com público superior a 3 mil pessoas. As mostras aconteceram em diversos equipamentos da Secretaria de Cultura. Destacam-se a mostra do fotógrafo Araquém Alcântara, que veio em abril e teve suas fotografias expostas na praça João Pessoa; a exposição "Galhinhos Entre Nós", do artista plástico Mauricio Chaer; a Mostra Nacional de Arte Naif; e as mostras de trabalhos de alunos da prefeitura.
Segundo Garippo, além das exposições, os workshops e os cursos regulares de artes plásticas deram continuidade às intervenções em áreas públicas, realizando mais 15 painéis na cidade. "Nossa pasta realizou também importantes ações de fomento à produção, como o Concurso de Contos e a Mostra da Canção, ambos com quase 200 participações cada e com representações de todo o Brasil", explicou.
Por meio do programa "Cultura Presente", que traz músicos de Suzano e região para tocarem nos parques, praças, centros culturais e outros espaços públicos, a pasta realizou 68 apresentações de música, com público de mais de 21 mil pessoas.
Um dos destaques de 2019 foi o Cineteatro Wilma Bentivegna, que completou o primeiro ano de funcionamento em dezembro. Ao longo de 12 meses, foram mais de 300 sessões de cinema, para 10 mil pessoas. O espaço abrigou outros eventos da prefeitura e de entidades, e firmou importante parcerias, como a do Museu da Imagem e do Som e a do Curta Suzano.
As cinco bibliotecas municipais tiveram 67 mil empréstimos de livros. A secretaria trouxe a Suzano os escritores GOG, Jarid Arraes, Alessandro Buzo e Fábio Kabral, com apoio da Associação Literatura no Brasil.
A Secretaria de Cultura realizou formação em diversas linguagens artísticas por meio do Projeto de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) e do Programa Vivências Culturais. As atividades possibilitaram a capacitação de mais de 8 mil pessoas, oferecendo acesso gratuito à formação cultural. "Os dois programas geram mais de 100 vagas diretas de emprego", concluiu o secretário.