O Núcleo de Educação Ambiental Ilha Marabá, no Mogilar, reabrirá ao público amanhã, após ficar fechado no recesso de final de ano. O local voltará a funcionar nos dias e horários normais - de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 14 horas. A entrada é gratuita, não é preciso fazer reservas antecipadas e os visitantes podem fazer a trilha sozinhos ou, se preferirem, acompanhados por monitores. Reinaugurado em junho do ano passado, o equipamento recebe visitas de alunos da rede municipal, grupos de estudantes universitários e o público em geral.
"A Ilha retorna suas atividades de educação ambiental, visando disponibilizar as visitas ao público nesse período de férias escolares. É um espaço importante e simbólico para o município, ali as pessoas conhecem um pouco a importância ambiental e histórica do rio Tietê, além da sua importância como principal manancial de abastecimento de água de toda região", comentou o diretor da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, André Miragaia.
Durante o segundo semestre de 2019, o equipamento recebeu eventos como polinização de orquídeas, doação de mudas dentro da Semana da Primavera, além de visitas de alunos. No dia 20 de novembro, foi apresentado no local o Plano Municipal da Mata Atlântica, com a presença de autoridades, ambientalistas, estudantes e do público em geral. A Ilha Marabá recebeu ainda a exposição "Biodiversidade da Mata Atlântica", que ocorreu entre o dias 20 e 29 de novembro. A mostra contou com espécies coletadas por alunos do curso de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), que também atuaram como monitores atendendo os visitantes.
Assim que chega ao espaço, o visitante tem uma exposição de fotos de animais registrados em Mogi das Cruzes, assiste também a um vídeo sobre água e florestas e tem informações a respeito da história da Ilha Marabá. Em seguida, pode fazer a trilha e conhecer de perto do rio Tietê. Não é preciso fazer reservas antecipadas e os visitantes podem fazer a trilha sozinhos ou, se preferirem, acompanhados por monitores.
Mata Atlântica
Apresentado na Ilha Marabá, o Plano Municipal da Mata Atlântica está disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes para ser lido, analisado e receber sugestões. Os interessados podem fazer contribuições para o plano até o próximo mês, quando uma reunião do Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Comoma) analisará todas as sugestões e fará a votação do documento. O plano traça um diagnóstico completo sobre a situação do meio ambiente na cidade, com informações sobre a cobertura verde do município e um mapa de calor detalhado, com informações dos bairros, dentre outros indicadores.