Meio Ambiente

Secretaria oferece lazer e formação

As ações de educação ambiental foram destaque no trabalho da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente ao longo de 2019

05/01/2020 às 01:15
Atualizada em 05/01/2020 às 01:15.
Ney Sarmento/PMMC

Parque Municipal - FOTO: Ney Sarmento/PMMC

As ações de educação ambiental foram destaque no trabalho da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente ao longo de 2019. As visitas ao Parque Municipal Chiquinho Veríssimo, ao Viveiro de Mudas do Parque Leon Feffer, as palestras no Junho Verde e a reabertura da Ilha Marabá (veja acima) foram algumas iniciativas que proporcionaram formação aos estudantes e cidadãos em geral, além de servirem para mostrar a variedade e as atrações existentes nos equipamentos públicos ligados ao meio ambiente.
"A secretaria tem uma série de atribuições e, entre elas, está oferecer educação ambiental aos cidadãos. Na prática, isso acontece por meio de ações e eventos práticos, onde as pessoas vivenciam a natureza, seja em um passeio pelo parque municipal ou durante uma aula sobre os ecossistemas existentes na cidade. Temos uma programação permanente de eventos desse tipo e os resultados são muito positivos", explicou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima.
As visitas ao parque Chiquinho Veríssimo são um exemplo. Nelas, os cidadãos assistem a uma palestra, na qual aprendem um pouco sobre a história do parque e da serra do Itapeti - onde a reserva está localizada. Em seguida, acontece a trilha, considerada de média complexidade e com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. Acompanhadas de um guia, as pessoas podem observar espécies como saguis e admirar a vista do parque, um dos principais espaços preservados de Mogi.
Com limite de 120 pessoas por dia, as visitas são gratuitas e proporcionam às pessoas a oportunidade de conhecer um local onde existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos: "Muitos mogianos conheceram o parque municipal nas décadas de 70 e 80, que funcionava com outra configuração, e hoje querem rever o espaço, que se tornou uma reserva ambiental. As visitas têm grande procura e recebemos pessoas de outras cidades, que ficam maravilhadas com a exuberância da serra do Itapeti", explicou o secretário.
Outro local que recebe visitas e oferece formação ambiental é o Viveiro de Mudas do parque Leon Feffer. Lá, os estudantes aprendem sobre plantio de mudas, conhecem todas as etapas de desenvolvimento das espécies e participam de demonstrações práticas sobre a importância da cobertura verde para prevenir a erosão.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News