Santa Casa

Superlotação leva Maternidade a interromper atendimentos

Com aprovação da Secretaria Municipal de Saúde, setor permanece apenas com as situações de emergência

Thamires Marcelino*
09/01/2020 às 01:09
Atualizada em 09/01/2020 às 01:09.
Mariana Acioli

Santa Casa suspende atendimentos na maternidade - Ricardo Bastos Diretor Técnico da Santa Casa - FOTO: Mariana Acioli

Os atendimentos na Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes estão parcialmente suspensos desde a manhã de ontem em virtude da superlotação na unidade. A informação foi divulgada pela instituição e confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde, que adiantou a inexistência de previsão para a retomada das atividades normais. A direção do hospital afirmou que apenas os suportes emergenciais serão realizados.
A orientação é que todas as gestantes de baixo e alto risco procurem atendimentos em outros hospitais da região, visto que apenas os casos de urgência e emergência serão efetuados pela instituição. Apesar de ser uma referência regional, é necessário que, neste momento, as mães sejam acolhidas pelas maternidades dos respectivos municípios onde residem.
O diretor técnico da Santa Casa, Ricardo Bastos, afirmou que a decisão foi tomada em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde após o agravamento do quadro de superlotação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Além disso, a capacidade física e operacional também está esgotada. Atualmente, o setor de Neonatal está ocupado com 39 recém-nascidos e a capacidade é de apenas 25 leitos. Já na Maternidade são 59 gestantes para uma disponibilidade de 38 leitos.
No entanto, apesar da suspensão, Bastos frisou que a Maternidade não deixará de prestar serviços. "O bloqueio seletivo dos atendimentos foi acertado para garantir a assistência e segurança efetiva de todos os bebês, mas todas as gestantes que precisam de um atendimento de urgência continuarão sendo atendidas", destacou.
A Secretaria da Saúde também informou que existe um plano de contingência para conter a demanda de superlotação. Dentre as medidas, estão adequações de equipamentos e equipe médica; solicitação de transferência de casos de alto risco para a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) e a instalação de medidas de apoio do serviço de controle de infecção hospitalar para atuação preventiva, evitando complicações decorrentes do aumento da demanda.
O Departamento Regional de Saúde (DRS) da Grande São Paulo confirmou as informações da Pasta municipal e acrescentou que a Cross possui um sistema online que funciona 24 horas por dia, e pode buscar vagas disponíveis em várias unidades (não apenas nos hospitais estaduais), na região de origem do paciente e em outras regiões, caso necessário.
Subsídio
A secretaria municipal de Saúde informou na tarde de ontem que a decisão sobre a interrupção foi discutida e acordada em conjunto com as pastas municipal e estadual da Saúde. Além disso, para ajudar as gestantes, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está disponível no período integral para fazer as transferências a outras maternidades da região. A secretaria poderá desenvolver outras atividades para auxiliar as mães, que devem ser estudadas futuramente. 
* Texto supervisionado pelo editor.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News