Recomeço

Moradores avaliam os estragos causados pelas fortes chuvas

Ontem, equipes da prefeitura deram início aos trabalhos de limpeza, reparos e manutenção das regiões atingidas

Vitor Gianluca*
10/01/2020 às 00:33
Atualizada em 10/01/2020 às 00:33.
Amanda Miwa

Chuva causa danos em várias cidades do Alto Tietê - Francisco Vieira da Silva Funileiro - Rua Casarejos Vila Industrial Mogi das Cruzes - FOTO: Amanda Miwa

As pancadas de chuva que atingiram a cidade de Mogi das Cruzes afetaram diversos bairros, dentre eles o Parque Monte Líbano, Mogi Moderno, Socorro, Vila Natal, Ponte Grande, Mogilar, Centro, Vila Industrial e os distritos de Cezar de Souza e Jundiapeba. Ontem, um dia após o temporal, moradores buscavam forças para começar o trabalho de limpeza, organização e reconstrução de seus pertences. 
A equipe de reportagem percorreu alguns dos locais danificados para acompanhar o processo e ouvir os munícipes. Um dos prejudicados foi o funileiro Francisco Vieira da Silva, 54 anos, que teve prejuízos em seu comércio, localizado na Vila Industrial. "A água encheu o rio próximo ao local, cujo nível subiu rápido; chegou a ficar quase na altura do meu peito", disse. "Tivemos que retirar os carros da rua correndo e, mesmo assim, a água entrou em alguns deles. Vamos ter que pagar a limpeza, mesmo não sendo a nossa culpa, pois eles estavam sob a minha responsabilidade", complementou. 
A prefeitura informou que não há registros de vítimas, pessoas desalojadas ou desabrigadas e que as esquipes já fazem os trabalhos de limpeza, retirada de materiais e manutenção de equipamentos.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou raspagem e limpeza de guias, retirada de lixo e galhos, recolhimento de terra e barro. Foram atendidos os principais pontos, como a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, Largo do Socorro, Praça Paulo Vaz Romero, Praça Francisca de Campos Melo Freire, Praça da Bandeira, Vila Hélio e as avenidas Carlos Aberto Lopes, Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e Pedro Machado, na esquina com a Dr. Deodato Wertheimer.
Também estão recebendo atenção a região do Socorro, Vila Oliveira, Vila Partênio e Estrada da Pedreira. As equipes de manutenção asfáltica atuaram, ainda, na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, rua Luiz da Silva Pires, avenida Capitão Manoel Rudge, no trecho urbano da Rodovia Mogi-Dutra, avenida Dr. Cândido Xavier de Almeida e Souza, rua Professor Álvaro Pavan e em alguns trechos da Via Perimetral.
Transportes
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, todas as linhas do sistema municipal de transporte coletivo sofreram impacto pelo temporal. Além dos diversos atrasos, que ocorreram devido aos inúmeros pontos de alagamento, o Terminal Central foi invadido pela enxurrada, o que dificultou a operação do sistema.
Um ônibus da frota teve problema mecânico ao tentar passar por um ponto de alagamento, localizado na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, e precisou ser substituído. Segundo a secretaria, a operação já foi normalizada.
* Texto sob supervisão do editor.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News