VAcina

Região vai receber 35 mil doses da pentavalente

Ministério da Saúde afirmou que o reabastecimento do estoque deve ocorrer até amanhã

Thamires Marcelino*
16/01/2020 às 00:04
Atualizada em 16/01/2020 às 00:04.
Jovino de Souza/Secom Ferraz

UBS Ferraz - FOTO: Jovino de Souza/Secom Ferraz

As cidades da região devem receber entre hoje e amanhã mais 35 mil doses da vacina pentavalente pelo Ministério de Saúde. Apesar de não definir a data exata do abastecimento, a Pasta federal confirmou a informação ontem à tarde. Na quinta-feira passada os municípios já haviam recebido os primeiros lotes das aplicações, após ficarem seis meses sem a medicação devido aos problemas ocasionados com o fornecedor.
A preocupação pela falta da vacina é decorrente de uma série de doenças que ela pode prevenir, como a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B. Todos os recém nascidos precisam ser imunizados a partir dos dois meses de vida. Depois, a aplicação deve ser feita aos quatro e seis meses, respectivamente.
O novo anúncio do fornecimento das vacinas veio em boa hora para a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, que recebeu 800 doses da imunização, na última quinta. No total, eram necessárias 4 mil aplicações da vacina pentavalente devido ao acúmulo de demanda gerado durante os seis meses sem o recebimento. Além disso, a prefeitura esclareceu que moradores de outras cidades também buscam a imunização nos postos de saúde do município e esta é outra razão que explica a grande necessidade de aplicações.
Apesar disso, a secretaria não informou em quais outras cidades moram as pessoas que buscam pelas vacinas em Ferraz. O Ministério da Saúde apontou que não é o responsável pelos envios das vacinas aos municípios, já que o órgão efetua os repasses aos Estados e eles abastecem as cidades. Por outro lado, a Secretaria de Estado de Saúde contestou dizendo que a aquisição e distribuição compete somente ao Ministério da Saúde. Em complemento, a pasta estadual explicou que os repasses são feitos considerando o percentual populacional de cada cidade.
(*Texto supervisionado pelo editor.)
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News