Concessão

Estação Braz Cubas pode ser gerida pela iniciativa privada

Assim como deve acontecer com as outras três estações mogianas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Estação Braz Cubas também passará por consulta pública para concessão, incluindo reforma da estrutura e ampliação do espaço comercial

Felipe Antonelli
17/01/2020 às 00:22
Atualizada em 17/01/2020 às 00:22.
Felipe Claro

Entrevista Usuários Expresso Leste -Braz Cubas - FOTO: Felipe Claro

Assim como deve acontecer com as outras três estações mogianas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Estação Braz Cubas também passará por consulta pública para concessão, incluindo reforma da estrutura e ampliação do espaço comercial. A informação da CPTM se dá após o anúncio da abertura de um chamamento público para reforma e concessão das estações Estudantes, Mogi das Cruzes e Jundiapeba, da Linha 11-Coral.
O motivo pelo qual a Estação Braz Cubas não se encontra no lote inicial se dá por características estruturais e geográficas, segundo a companhia. "Estas características demandam um estudo mais aprofundado da CPTM, necessitando certame apartado das demais, para melhor atender aos requisitos necessários", ressaltou a empresa, por meio de nota.
O chamamento público para as três estações já está recebendo anteprojetos de engenharia que servirão como base para elaboração do edital de concessão dos lotes. A intenção da CPTM é entender a real necessidade desta concessão. "O objetivo é ouvir o mercado e a sociedade a respeito de uma possível concessão de direito real de uso das estações, com possibilidade de exploração comercial e obrigação acessória de reforma das três estações, segundo a companhia". A expectativa da companhia é receber subsídios do mercado para que o financiamento dos custos das obras ocorra pela iniciativa privada, por meio da concessão.
Para o presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC), Nelson Bettoi Batalha Neto, este processo para elaboração do edital de concessão dos lotes precisa ser feito com a participação ativa dos mogianos, seja pela entidade na qual ele representa ou de forma individual. "Nós sabemos os problemas, as demandas e as dificuldades de quem circula por estas estações", ressaltou Batalha Neto, afirmando ainda que a associação tem interesse em se manifestar tecnicamente sobre o assunto.
O prefeito de Mogi das Cruzes também se manifestou e ressaltou que a modernização das estações, que vem sendo solicitada, traria mais uma melhoria para os usuários.
Pauta antiga
A reportagem do Grupo Mogi News esteve nas estações em fevereiro do ano passado e constatou que as pessoas que transitam pela Estação Mogi das Cruzes e utilizam diariamente o serviço ferroviário aprovaram as obras de acessibilidade realizadas no local, mas que ainda assim, algumas reclamações continuam, como a necessidade da implantação de uma passarela para a travessia pela linha do trem na saída da estação, novos guichês de bilheteria e até mesmo a modernização da fachada do local.
Não há detalhes ainda sobre quais reformas serão feitas a partir deste projeto da CPTM para Mogi das Cruzes, entretanto, o que se sabe até o momento é que a melhoria das condições das estações da CPTM integra uma promessa da companhia com o Ministério Público. Ainda não há data estipulada para as próximas etapas do projeto.
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News