Opinião

O peso do Condemat

03/01/2020 às 06:10
Atualizada em 03/01/2020 às 06:10.
Criado em abril de 2010, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) beira a primeira década de atuação na plenitude de sua forma. Ontem, ao assumir o comando da entidade para esta temporada, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), fez um discurso otimista sobre os resultados já alcançados pelo grupo nestes dez anos e traçou alguns planos para o seu mandato. O principal deles, de caráter estratégico, é fortalecer a participação do Condemat no Estado, principalmente com base na boa relação que possui com o governador paulista João Doria, do mesmo partido.
Além das dez cidades que compõem o Alto Tietê, o Condemat ainda representa Guarulhos e Santa Branca, o que corresponde a uma população total de mais de 3 milhões de pessoas, segundo o levantamento mais recente (julho de 2019) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse significativo universo equivale a 6,6% dos habitantes do Estado e congrega o maior contingente da Região Metropolitana de São Paulo.
Entre as conquistas, destaque para as ações ambientais, como o levantamento para a compensação financeira aos municípios produtores de água, apresentado na 19ª
Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, realizada em dezembro passado. Na área da Saúde, há a iniciativa da aquisição coletiva por preços mais acessíveis de medicamentos a serem distribuídos nos postos das cidades, facilitando a vida principalmente da população dos municípios menores.
O Produto Interno Bruto (PIB) somado das cidades representadas ultrapassa a casa dos R$ 100 bilhões. Esse volume, dividido principalmente entre os setores de serviços (72%) e indústria (26%), supera o de alguns Estados brasileiros, como Alagoas, Paraíba e Mato Grosso do Sul. Os números favoráveis também levam ao crescimento dos desafios do consórcio. Em ano de eleições municipais, o órgão deve ter sua visibilidade ampliada e certamente terá papel decisivo nas campanhas. Há farta munição - o uso dela, porém, depende das estratégias do Condemat e de seus dirigentes.
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Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

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