Opinião

Feliz Protesto Novo!

Arthur Del Guércio Neto
07/01/2020 às 06:10
Atualizada em 07/01/2020 às 06:10.
Primeira coluna do ano de 2020, ocasião em que desejo a todos um Feliz Ano Novo! Que juntos possamos viver momentos de alegria, paz, harmonia, sempre com abundante saúde!
Ao longo de 2019 a atividade notarial e registral sofreu profundas alterações. Dois Provimentos do CNJ, 86 e 87, traçaram parâmetros ao protesto em nível nacional.
O protesto extrajudicial, ou notarial, foi tema de outras colunas, valorizado como potente ferramenta de recuperação de crédito. Possui características incomparáveis com outros instrumentos análogos: gratuidade para o credor, rapidez (retorno em aproximados três dias úteis), eficácia (não havendo o pagamento ocorre o abalo ao crédito do devedor), segurança (em decorrência da atuação dos tabeliães de protesto) e concentração de informações num portal moderno e dinâmico, a Cenprot: https://www.protestosp.com.br/.
No entanto, um ponto negativo que existia para a atividade era a ausência de padronização por todo o Brasil. Alguns Estados possuíam a gratuidade para o credor, outros não; existiam Estados não integrados à Cenprot, o que era prejudicial à obtenção de informações precisas.
Felizmente esse cenário com algumas inconveniências foi desfeito, acrescentando ainda mais valor ao protesto. Com o Provimento nº 86 do CNJ, instituiu-se nacionalmente a gratuidade para o credor; os custos do protesto são arcados pelo devedor, por ocasião do pagamento daquilo que deve ou no momento do cancelamento do protesto. Já o Provimento nº 87 instituiu a Cenprot Nacional, na qual estão todos os tabeliães de protesto do país; com isso, as informações ofertadas pelos cartórios passam a gozar de uma precisão cirúrgica.
Os Provimentos agregam outras novidades relevantes, como a possibilidade de apresentar títulos ou documentos por indicação, eletronicamente, facilitando a vida dos credores.
Com alegria iniciamos mais um ano, uma década, com a certeza de que o protesto ajudará muitas pessoas a recuperar os seus créditos de maneira eficaz! Feliz Protesto Novo!
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News