Opinião

Ler para ser

12/01/2020 às 06:10
Atualizada em 12/01/2020 às 06:10.
Como está o seu nível de leitura? No momento, qual é o seu livro de cabeceira? Que obra indicaria para alguém? Na semana passada, em 7 de janeiro, celebramos o Dia do Leitor, uma data para homenagear aqueles que encontram na literatura uma grande fonte de inspiração e aprendizado. Ser leitor não consiste apenas em passar os olhos diante das palavras, mas em ter o prazer e a necessidade de sempre estar com uma publicação em mãos.
Atualmente, podemos dizer que estamos vivendo um paradoxo. Apesar de o acesso aos livros, à informação, a conteúdos diversos ter sido ampliado, ainda é baixo o número de leitores, ou seja, aqueles que são conscientes de que ler nos permite ir além das entrelinhas, a interpretar o mundo, a formular opiniões e ideais, a nos formar cultural, social e intelectualmente. Afinal, ler exige concentração, disponibilidade e, principalmente, interesse. Trata-se de um momento solitário, mas, ao mesmo tempo, coletivo, pois, a cada história, entramos em enredos variados.
Infelizmente, ao contrário de países desenvolvidos, por aqui, a leitura ainda não faz parte da rotina. A quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2016 pelo Instituto Pró-Livro, mostrou que 56% da população brasileira acima dos 5 anos se enquadra como leitores regulares. É um dado mais animador que o do ano de 2011, quando o percentual era de 50%. No entanto, o estudo destaca que a leitura é mais frequente quando ela passa a ser obrigatória, ou seja, no período escolar. O levantamento aponta que 44% da população não lê e, destes, 30% nunca sequer comprou um livro. Enquanto em países desenvolvidos, lê-se cerca de dez livros por ano; por aqui, a média é de dois por pessoa.
Há várias iniciativas para ampliar o incentivo, algumas institucionais, e boa parte delas independentes. No entanto, ainda há muito o que ser feito. Seguindo o lema "Ler para Ser", o principal é a conscientização de que a leitura é o caminho para a evolução. Lemos para sermos: evoluídos, conscientes e preparados para interpretar, debater, modificar e transformar o mundo à nossa volta. Pense nisso!
Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Categorias
Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News