Um ano acaba, outro começa, e, às vezes, a impressão que se tem é de que, embora esperamos melhoras e significativas transformações, tudo parece igual. Escândalos sociais, políticos, econômicos, e, mais recentemente, culturais, e todos, em meio aos holofotes, abrem espaço para reflexões. Um dos grupos que encontram nesses acontecimentos um gancho para repercutir as perplexidades à nossa volta são as escolas de samba, que já se preparam para os desfiles deste ano, não só de fantasias, alegorias, carros alegóricos, mas, principalmente, de samba-enredos, que carregam o direito da liberdade de expressão, algo muito precioso atualmente.
As escolas da região estão no preparativos e as de São Paulo e Rio de Janeiro já definiram suas canções, carregando temáticas que nos relembram momentos históricos. Negritude, força feminina, história do batuque e homenagem à China e ao Líbano estão entre as letras paulistas. Na capital carioca, o conteúdo é mais ácido, com críticas diretas à política de segurança pública, ao racismo, à intolerância, à ganância e ao descaso dos governantes.
No geral, as escolas homenageiam cidades, países, personalidades; falam de acontecimentos históricos, como a Revolução Industrial; e ao mesmo tempo atual, como o avanço da tecnologia. Outras se alimentam do cotidiano, e dão um tom político ao Carnaval. Este é um daqueles momentos para dar um "chacoalhão" na sociedade, que precisa enxergar a festividade além da folia, mas como uma oportunidade de se integrar aos problemas, que ainda persistem.
Neste ano, ao som do abre-alas, envolva-se não apenas no ritmo, no clima festivo, na animação; integre-se nas mensagens, interprete os recados, olhe à sua volta, e, mesmo que minimamente, faça a sua parte em contribuição a uma melhor sociabilidade. Permita-se ser consciente, reflexivo, atuante e perspicaz, e jamais doutrinado, condicionado e manipulado. Assim como o Carnaval, que representa um tom de liberdade, encontre o samba-enredo que melhor defenda a sua expressão, a sua ação e o seu poder de transformação.