Condemat assina carta de intenção para 300 mil doses

Os prefeitos dos dez municípios do Alto Tietê assinaram no final da manhã de ontem a carta de intenção para a aquisição de 300 mil doses de uma vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19) junto ao Instituto Butantan. O anúncio foi feito pelo prefeito de Suzano e novo presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Rodrigo Ashiuchi (PL).

A assinatura do protocolo de intenções aconteceu durante a cerimônia de posse da nova mesa diretora do consórcio intermunicipal, realizada no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no Novo Mogilar, em Mogi das Cruzes.

A carta foi assinada pelos prefeitos Caio Cunha (Mogi das Cruzes), Rodrigo Ashiuchi (Suzano), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba), Luís Camargo (Arujá), Guti Costa (Guarulhos), José Luiz Freire (Guararema), Carlos Alberto Taino Junior (Biritiba Mirim), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Márcia Bin (Poá), Vanderlon Oliveira Gomes (Salesópolis), Adriano Levorin (Santa Branca) e Carlos Chincilla (Santa Isabel).

O objetivo da aquisição das doses é cobrir, de maneira suplementar, os programas de distribuição de vacinas do Ministério da Saúde e do governo do Estado de São Paulo. Além de funcionar como uma reserva técnica, as doses - que cobrem 150 mil pessoas, equivalente a 5% da população do Alto Tietê - terão como público-alvo prioritário os profissionais da área de Educação (professores, merendeiras, diretores e coordenadores pedagógicos, dentre outros) e de Segurança Pública (policiais civis e militares, bombeiros e guardas civis municipais).

Como parte da estratégia de atender às necessidades dos municípios do Alto Tietê, Ashiuchi reforçou que o consórcio irá viabilizar aos municípios, por meio de ata de compra, a aquisição de insumos necessários para uma eventual campanha de vacinação. A ata cobriria a compra de seringas, agulhas, gazes, geladeiras para armazenamento de doses, dentre outros itens necessários. "Com a experiência da vacinação para a Gripe H1N1, tivemos a questão envolvendo a logística de entrega e distribuição das doses. Por meio da Câmara Técnica de Saúde, está sendo discutida a realização de ações de imunização em escolas, ginásios, e até mesmo pelo sistema drive-thru", explicou o prefeito de Suzano.

Além da carta de intenções para a aquisição da vacina junto ao Instituto Butantan, vinculado ao governo do Estado, os membros do Condemat reforçaram o pedido ao governo do Estado para a liberação de 80 leitos de baixa complexidade disponíveis e ainda não utilizados no Hospital das Clínicas de Suzano, além de até 40 leitos no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, no distrito de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes.

Segundo o presidente do Condemat, a demanda pelos leitos tem o objetivo de reduzir o impacto das internações na rede pública de saúde na região, como o esgotamento de vagas do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi. Estuda-se um hospital de campanha.

Deixe uma resposta

Comentários