Diarinho em ritmo clima de festa!

Gustavo Ribeiro, de 10 anos
Gustavo Ribeiro, de 10 anos "Acho o Diarinho muito legal. Gostei de saber sobre a profissão de degustador, e sempre que possível eu leio o Cantinho do Leitor e faço as atividades" - FOTO: Erick Paiatto
O Diarinho está em ritmo de comemoração! No último dia 10 de junho, o suplemento infantojuvenil veiculado todos os domingos no Dat completou 10 anos de vida. Assim como muitos de vocês, o nosso jornalzinho é apenas uma criança, mas cheio de histórias para contar. A ideia de uma publicação destinada apenas para as crianças surgiu logo após o início do projeto Dat – Formando o Cidadão do Futuro. Juntos, o projeto e o jornal têm auxiliado no aprendizado e desenvolvimento dos pequenos leitores. Em todos estes anos, muitas histórias, aprendizados e informações voltadas a várias áreas do conhecimento foram publicados em nossas páginas, sempre com a ajuda de vocês. Vamos comemorar! Essa festa é nossa!

Diversão aliada ao conhecimento

Todos os domingos, o Diarinho chega às bancas com uma série de atividades e informações, que além de divertir, ensinam os pequenos leitores. Destinado ao público de 6 a 14 anos, o suplemento possui uma linguagem diferente da do restante do jornal. Nas páginas, o leitor vai encontrar dicas de filmes, de livros, de games, lugares para conhecer. Além disso, os pequenos descobrem um pouco mais sobre as profissões, com a seção “O que vou ser quando crescer?”, curiosidades, no “Você Sabia?”, informações sobre o mundo afora, no “Arte Mundo”, além do “Cantinho do Leitor”e a “Galeria”, criadas para os pequenos darem sugestões e mostrarem os seus rostinhos. A matéria de capa traz a cada edição um tema diferente, pensado especialmente para as crianças. O Diarinho também possuí a seção “Pesquisa Escolar”, que traz informações sobre diversas datas comemorativas e mostra que o jornal também pode ser usado como suporte de pesquisa.

Parceiro no aprendizado

A parceria entre o Diarinho e o aprendizado é comprovada pela professora Beatriz Carnete Xavier, professora do 5º ano A na Emeb Professor Heitor Gloeden, em Poá. A escola, que é parceira do Dat no projeto, incentiva os alunos a lerem jornal regularmente. “Gosto de trabalhar com o Diarinho, pois eles se interessam muito. As crianças têm muita facilidade para entender”, conta. Os 29 alunos da turminha da professora Beatriz têm a mesma idade do nosso jornal e ela diz que as crianças adoram o suplemento. “Os projetos são mais fáceis de aplicar em classe com o Diarinho. O aprendizado deles se torna mais fácil. Eles gostam de interpretar os textos, dos joguinhos, analisam as seções, são diversos assuntos abordados. É algo que agrega, um complemento, traz um interesse e dinamização para a classe. Sem ele seria sempre apostila, computador, livro”, finaliza a professora.

Sucesso entre a criançada

O Diarinho não recebe a aprovação apenas dos professores, a criançada também adora o jornalzinho. A Heloisy Adelino Poletti, de 9 anos, por exemplo, conta que adorou a edição sobre os bichos de estimação. “Adoro quando aparecem os animaizinhos. Também gostei muito da edição da Páscoa, que tinha muitos coelhinhos e eu os adoro”.
Já o Gustavo da Silva Ribeiro, de 10 anos, prefere as dicas de cinema e principalmente as de games. “Acho o Diarinho muito legal. Gostei de saber sobre a profissão de degustador, e sempre que possível eu leio o Cantinho do Leitor e faço as atividades. Na Pesquisa Escolar, eu gosto quando fala do Brasil, de Geografia e de Matemática”.
Apaixonada por leitura, a pequena Nathalia Fernandes Ortega Menezes Silva, também de 10 anos, conta que adora o Diarinho e deseja que ele tenha muito sucesso. “Eu gosto das sugestões de livros, pois eu adoro ler. Meu livro preferido é 'O Diário de um Banana'. Gosto muito do jornal, é bem divertido e dá para fazermos muitas atividades”, completou.


FOTOS DAS CRIANÇAS EM GRUPO E DA TURMA

Heloisy Poletti, de 9 anos
“Adoro quando aparecem os animaizinhos. Também gostei muito da edição da Páscoa, que tinha muitos coelhinhos e eu os adoro”


Gustavo Ribeiro, de 10 anos
“Acho o Diarinho muito legal. Gostei de saber sobre a profissão de degustador, e sempre que possível eu leio o Cantinho do Leitor e faço as atividades”


Nathalia Menezes Silva, de 10 anos
“Eu gosto das sugestões de livros, pois eu adoro ler. O jornal é bem divertido e dá para fazermos muitas atividades”

Deixe uma resposta

Comentários