Município abrigará academia de artes

Posse dos membros acontecerá na Igreja do Carmo
Posse dos membros acontecerá na Igreja do Carmo - FOTO: Daniel Carvalho
O município de Mogi das Cruzes contará em breve com a Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras (AMHAL). A instituição, sem fins lucrativos, tem como objetivo difundir a cultura para toda a população da cidade. A cerimônia oficial de posse dos membros da Academia acontece no dia primeiro de setembro, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

De acordo com a vice-presidente da Academia, Vera Lúcia Meira Magalhães, a fundação é resultado de um sonho de vários cidadãos mogianos ligados à cultura. "A academia possui, além de 40 patronos (personalidades mogianas já falecidas), os dois patronos oficiais, sendo o Mauricio de Sousa e o Miled Cury Andere", comentou Vera. "Essa Academia foi também um sonho do professor Sebastião Witter, há 15 anos, hoje falecido", completou.

Segundo ela, a AMHAL será fundada inicialmente com 15 membros fundadores. "A partir de setembro, daremos a oportunidade para que outras pessoas se candidatem como membros. Para participar, o interessado precisa ter ligação como o município e nas áreas de letras, artes ou história", explicou.

Outras dez vagas serão destinadas aos associados, ou seja, pessoas que residem em outras cidades e querem contribuir com Mogi. Com o objetivo de difundir e valorizar a cultura na cidade, a AMHAL promete aos mogianos realizar discussões e conversas com intelectuais para, então, efetuar projetos voltados à área. "As comissões que vão ser formadas irão trabalhar para deixar a academia ainda mais próxima das pessoas. Há muito trabalho pela frente", adiantou Vera.

Os mogianos poderão acompanhar a Academia na página do Facebook "Academia Mogicruzense de História, Artes e Letras", ou através de participações em reuniões, que serão lançadas pela comissão, na sede da instituição que ainda será divulgada.

Segundo o idealizador e presidente, Glauco Riccieli, Mogi nunca teve uma Academia. "Idealizamos uma área que deveria ser mais abordada no município. Com isso, levaremos aos mogianos publicações, livros, estudos, palestras, cursos gratuitos e um maior acesso à cultura para diversas camadas e idades, principalmente aos jovens", destacou.

Uma reunião com todos os membros está marcada para acontecer neste sábado. Já a cerimônia oficial de posse dos 15 membros e da primeira diretoria acontece no dia primeiro de setembro, às 15 horas, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, rua São João, sem número, e será aberta para todo o público.

* Texto sob supervisão do editor.

Deixe uma resposta

Comentários