Produtos vencidos geram multa para 2 supermercados

Dois supermercados de Mogi das Cruzes foram autuados, anteontem, por comercializarem produtos vencidos. As irregularidades foram flagradas durante a realização da "Operação Páscoa", promovida pelo Procon com o apoio da Vigilância Sanitária.

De acordo com o balanço divulgado pela Prefeitura, durante a ação, foram vistoriados ao todo dez estabelecimentos. "A fiscalização foi feita em supermercados, pois são as unidades comerciais que mais oferecem ovos de chocolate e outros artigos típicos desta época do ano", explicou. 

Nos locais vistoriados não foi encontrada nenhuma irregularidade em relação ao comércio de produtos pascoais. No entanto, outros itens expostos na área de venda estavam vencidos ou apresentaram desconformidades como falta do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a não informação de glúten nas embalagens de pães e derivados. "Em dois supermercados foram encontrados produtos fora do prazo de validade. Em um deles também havia artigos fora da temperatura exigida e em desacordo com os padrões de segurança para consumo", detalhou. 

Questionada pela reportagem sobre as penalidades aplicadas, a administração municipal informou que, "no que tange ao Procon, foram quatro autuações. Já a Vigilância Sanitária autuou dois estabelecimentos por produtos vencidos, sendo que um deles também foi penalizado por 'produtos fora do padrão de segurança'", concluiu. 

Os valores das multas não foram informados.

Dicas

Na hora de ir às compras, é importante estar atento às condições do produto vendido, bem como aos locais de armazenagem.

É importante que o consumidor verifique com atenção o prazo de validade, a composição e o peso líquido do produto. Ovos de Páscoa que trazem brinquedos em seu interior, por exemplo, devem apresentar em sua embalagem a frase "Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade".

O Procon elencou uma série de dicas que podem ser utilizadas para evitar dor de cabeça nesta Páscoa. As instruções estão disponíveis no site da entidade.

Para isso, basta acessar www.procon.sp.gov.br

FIQUE ATENTO

- As embalagens de ovos ou barras de chocolate devem estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza, de odor forte e de qualquer fonte de calor

- Verifique se há sinais de violação do conteúdo. Evite produtos amassados ou com furos na embalagem

- Quando houver inclusão de brinquedos, observe se na embalagem contém o selo com a idade recomendável para seu uso, além da seguinte frase: "Atenção! Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade"

- Os rótulos devem trazer, além da identificação do fabricante, a data de validade, peso e a composição, já que determinadas doenças impedem aos seus portadores a ingestão de açúcar ou glúten, por exemplo

Fonte: Procon