Programa vai identificar hipertensão e diabetes

Triagem começou com aferição de pressão
Triagem começou com aferição de pressão - FOTO: Irineu Júnior/Secop Suzano
A Prefeitura de Suzano assinou, na manhã de anteontem, um termo de autorização com a empresa Aché Laboratórios Farmacêuticos, para a realização de um trabalho conjunto que identifique junto aos quase 5 mil servidores municipais fatores de risco para doenças cardiovasculares e relacionadas ao metabolismo. Logo após a confirmação da parceria, que ocorreu no Paço Municipal, teve início a abordagem aos funcionários públicos, na própria sede do Poder Executivo.

A reunião que marcou a assinatura do termo entre a administração municipal e a empresa farmacêutica contou com a presença do gerente distrital da Aché, João Bosco Mesquita de Andrade, e da secretária de Administração, Cintia Renata Lira da Silva. O vereador Leandro Alves de Faria (PR), um dos idealizadores do projeto, também participou das tratativas.

A iniciativa tem o objetivo de realizar a triagem dos trabalhadores e aferir a pressão arterial dos mesmos, além de medir a taxa de glicemia. Caso seja necessário, em razão da identificação de problemas de saúde, os servidores são encaminhados para tratamento, sobretudo os que se encaixam em grupos de risco para doenças cardiovasculares e metabólicas, como hipertensão e diabetes.

Dependendo do quadro médico que apresenta, o funcionário é direcionado a um médico do trabalho, para acolhimento especializado, bem como para dar início a tratamento adequado.

Para a ação de anteontem, foi estabelecido no Paço Municipal um posto, onde foram oferecidos exames. Na ocasião, os participantes ainda responderam a um questionário sobre hábitos alimentares e condições pré-existentes. Após passarem pelas avaliações, os servidores receberam um kit com fita métrica, porta-medicamentos, uma nécessaire e folhetos.

Deixe uma resposta

Comentários