Dia da Saúde têm serviços à população

Algumas unidades de saúde realizarão palestras e aferição de pressão arterial
Algumas unidades de saúde realizarão palestras e aferição de pressão arterial - FOTO: Daniel Carvalho
Em Mogi das Cruzes, o "Dia Mundial da Saúde", comemorado ontem, foi marcado por uma ação que disponibilizou gratuitamente uma série de serviços à população. O evento, realizado pelo Tiro de Guerra, contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e outras instituições parceiras.

Na ocasião os presentes puderam aferir a pressão, receber avaliação odontológica, orientação e prevenção sobre o câncer bucal, bem como dicas de primeiros socorros, com representantes do Corpo de Bombeiros.

A chuva fina que caiu durante toda a manhã no município intimidou muita gente que deixou de prestigiar o evento. Não foi o caso da cuidadora Nobue Naito, de 60 anos, que saiu de casa determinada a passar por quase todos os atendimentos. "Sempre que tem essas feiras eu gosto de participar. É sempre bom cuidar da saúde. Eu já medi a pressão, conversei com as enfermeiras e agora irei cortar os cabelos. O que der para fazer, eu farei", contou.

A rapidez do atendimento surpreendeu a aposentada Josefina da Silva Gomes, de 79 anos, que elogiou a iniciativa. "Eu vim verificar como anda a minha diabetes e fui atendida bem rápido. Achei bem melhor este ano do que as edições passadas", avaliou.

O porteiro Renato Pereira, de 52 anos, foi ao local para conhecer os serviços e também gostou do que viu. "Eu vim mais para ver como funciona e quais são os atendimentos. Infelizmente eles não estão fazendo exame de vista, mas já aproveitei para medir a pressão. Achei tudo muito bom, consegui aproveitar", concluiu.

As atividades de orientação sobre doenças diversas e o incentivo aos hábitos saudáveis e à qualidade de vida também estão acontecendo em diversas unidades de saúde, durante todo o mês de abril. Os eventos são realizados em cumprimento à Lei Municipal 5.417 de 1º de outubro de 2002 e têm como objetivo facilitar o acesso da população às orientações de prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. (S.L.)

Deixe uma resposta

Comentários