Vacinação contra gripe começa na 2ª

Pela 1ª vez, desde 2010, vacina deste ano trará uma nova cepa do vírus Influenza
Pela 1ª vez, desde 2010, vacina deste ano trará uma nova cepa do vírus Influenza - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Secretaria Estadual da Saúde oficializou o calendário da Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2017 que, neste ano, acontecerá entre os dias 17 de abril e 26 de maio, com Dia D marcado para o dia 13 de maio (sábado).

A partir da próxima segunda-feira (17), a dose estará disponível para trabalhadores da saúde e pessoas com 60 anos ou mais em todas as unidades de saúde. Nas semanas seguintes, o cronograma atenderá, por etapas, todos os outros grupos contemplados.

A meta nacional é aumentar a imunização, passando dos 80% de cobertura dos anos anteriores para 90% para os grupos contemplados: crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, mulheres no período pós-parto, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas com indicação médica e população indígena.

Neste ano, a campanha também atenderá os professores de escolas públicas e privadas.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que a vacinação seja feita no outono, entre os meses de março e maio, devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus se modifica constantemente.

Pela primeira vez desde 2010, a vacina deste ano trará uma nova cepa do vírus Influenza A/H1N1. Isso porque foi constatado que o vírus sofreu alterações genéticas no último ano.

Para prevenir a gripe, outras recomendações importantes são: lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal e, principalmente, procurar assistência médica se surgirem sintomas, evitando a automedicação.

PROGRAMAçãO DE IMUNIZAçãO DEFINIDA PELA DIVISãO ESTADUAL DE IMUNIZAçãO:

Etapa 1 - a partir de 10 de abril: trabalhadores de saúde dos hospitais - vacinação realizada nos locais de trabalho

Etapa 2 - a partir de 17 de abril: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos ou mais

Etapa 3 - a partir de 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças (de 6 meses a menores de 5 anos) e indígenas

Etapa 4 - a partir de 2 de maio: portadores de comorbidades

Etapa 5 - a partir de 8 de maio: professores e todos os grupos anteriores

Dia 13 de maio (Sábado) - Dia "D"

Deixe uma resposta

Comentários