Prefeito vê Mogi no caminho certo em cem dias de governo

Semae ampliou abastecimento e coleta de esgoto
Semae ampliou abastecimento e coleta de esgoto - FOTO: Guilherme Berti/PMMC
O prefeito Marcus Melo (PSDB) apresentou na manhã de ontem os principais resultados dos cem primeiros dias de seu governo, em evento realizado no Teatro Vasques. Na ocasião, o chefe do executivo fez questão de destacar o cumprimento de uma de suas principais promessas de campanha: continuar as ações que vinham dando certo e melhorá-las. "Entendo que a prefeitura tem feito um trabalho contínuo. A prestação de serviços não parou nem um dia sequer. Nós estamos vendo municípios com problemas financeiros graves, sem conseguir pagar as suas contas. Aqui em Mogi nós estamos no caminho certo", ressaltou.

Já o vice-prefeito Juliano Abe (PSD) chamou a atenção para a importância do evento e aproveitou a oportunidade para agradecer as entidades parceiras. "É o momento de prestarmos contas do que estamos fazendo, mas também de agradecimento aos parceiros que ajudam a prefeitura nas realizações. Cem dias foi só o começo de um governo dedicado à população. Eu tenho a certeza que muito mais ainda está por vir", frisou. 

Um dos grandes destaques do balanço apresentado foi a redução de cerca de 31% na espera de vagas em creches no município. Isso porque, segundo o balanço, em dezembro do ano passado 5.989 crianças de 0 a 3 anos aguardavam atendimento. Já no fim de março, após a implantação do sistema informatizado de gerenciamento estratégico, o número caiu para 4.146.

Na área da Saúde, uma das principais ações foi o início do Mutirão de Oftalmologia "Um Novo Olhar", realizada em parceria com a Santa Casa. A iniciativa, considerada a maior dos últimos oito anos, ofertará até 30 de junho um total de 5 mil consultas e 500 cirurgias de catarata.

Já na Segurança o que chamou a atenção foi a demolição de 24 construções irregulares e a retirada de 15 mil metros quadrados de demarcações de áreas públicas e de proteção. As ações foram realizadas por meio da equipe especializada na identificação e combate de ocupações irregulares, que neste inicio de governo, atuaram no Jardim Piatã, Jardim Aeroporto III, Vila Estação e Braz Cubas.

Ainda neste período, a administração municipal realizou, por meio do Serviço Municipais de Águas e Esgotos (Semae), obras importantes tais como a modernização e ampliação do abastecimento de água no Jardim Bela Vista, no distrito de César de Souza e a ampliação da coleta de esgoto na Vila São Sebastião.

Já a  Secretaria Municipal de Transportes  executou 391 serviços de sinalização vertical, entre lavagem, manutenção e implantação de placas de trânsito; 12.783 metros quadrados de pintura de solo, com prioridade para vias arteriais e  locais de grande circulação de pessoas. Além disso, atendeu a 700 crianças na Escola de Trânsito Mirim do programa Bairro Feliz.

A lista completa dos trabalhos ao longo dos primeiros cem dias de governo da atual gestão pode ser visualizada no site da prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br/100-dias). Confira no quadro algumas delas.

AçõES REALIZADAS AO LONGO DOS 100 DIAS

Saúde
- Início do Mutirão de Oftalmologia "Um Novo Olhar" com a oferta de 5 mil consultas e 500 cirurgias de catarata 
- Início das cirurgias de laqueadura e vasectomia no Hospital Municipal

Segurança
- Criação de equipe especializada na identificação e combate a ocupações irregulares 
- Ampliação das ações de combate ao comércio irregular em locais de grande movimentação 

Educação
- Redução na espera por vagas em creches 
- Oferta de 5.555 vagas cursos do Centro Municipal de Apoio à Educação de Jovens e Adultos (Crescer) 
- Reforma e ampliação da Escola Municipal Claudio Abrahão, no Jardim Santa Tereza

Gabinete
- Lançamento do programa Bairro Feliz
- Lançamento da Carta de Serviços e do novo portal da prefeitura
- Criação do programa Ouvidoria Móvel

Obras
- Pavimentação do Residencial Itapeti
- Implantação de infraestrutura na avenida Kaoru Hiramatsu (2ª etapa)
- 4.165 ordens de serviços executadas na área de iluminação pública

Cultura

- Abertura de inscrições de projetos para a Lei de Incentivo à Cultura
- Lançamento da cartilha da Lei de Incentivo à Cultura
- Início das obras de reforma do Casarão do Carmo 

Fonte: PMMC