Programa de DST/Aids é homenageado pelo Estado

Programa realizou 472 testes rápidos no ano passado
Programa realizou 472 testes rápidos no ano passado - FOTO: Divulgação
Mogi das Cruzes recebeu certificado de excelência pela participação na 9ª edição da Campanha Estadual de Testagem do HIV e da Sífilis, realizada no final do ano passado. De acordo com as autoridades, o município contribuiu para o enfrentamento da epidemia de HIV/Aids e DSTs no Estado de São Paulo, realizando uma ação estratégica para a ampliação do diagnóstico precoce.

O trabalho foi realizado entre os dias 21 de novembro e 2 de dezembro, quando a equipe do Programa Municipal de DST/Aids promoveu a Campanha Fique Sabendo. Neste período, o programa mogiano realizou 623 exames de HIV e Sífilis, sendo 472 testes rápidos e 151 exames laboratoriais convencionais. Deste total, foram detectados cinco novos casos de HIV e dois de Sífilis.

O principal objetivo da campanha foi incentivar a realização dos testes de HIV e sífilis entre pessoas sexualmente ativas e reduzir o número de diagnósticos tardios e suas consequências. Esse mesmo trabalho é realizado de forma permanente e contínua pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante do Programa Municipal de DST/Aids, que realiza visitas externas semanais. O próximo atendimento está marcado para o dia 18 de abril, das 9h30 às 12h30, na Fatec.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes mantém o Programa Municipal de DST/Aids, que trabalha para reduzir a vulnerabilidade da população em adquirir doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids, além de melhorar a qualidade de vida dos portadores do vírus.

Além do CTA, a unidade mantém o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que oferece atendimento médico para crianças (de zero a dois anos, filhos de mães soro positivas), adolescentes e adultos, inclusive gestantes, portadores do HIV. A equipe é composta por médicos, enfermeiras, psicóloga e educador.

A unidade conta também com atendimento odontológico especializado em pacientes portadores de HIV. O programa funciona de segunda a sexta-feira na rua Fausta Duarte de Araújo, 412.

Deixe uma resposta

Comentários