Doação de IR a entidades vai até o dia 28 deste mês

Faltam poucos dias para que os contribuintes possam destinar até 3% de seu Imposto de Renda (IR) devido para o custeio de serviços e projetos sociais destinados a crianças e adolescentes em Mogi das Cruzes. O prazo vai até o dia 28 de abril (mesma data limite para entrega da declaração de 2017).

Os recursos, destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, são de extrema importância para que as entidades sociais mantenham ou ampliem seus trabalhos.

O prazo é para quem fará a contribuição referente ao exercício de 2016 e não doou no ano passado. A vantagem é receber a restituição este ano. Quem já entregou a declaração ainda pode doar os 3%. Para isso, basta fazer uma retificação.

Para o exercício de 2017 a regra continua a mesma: o contribuinte pessoa física pode doar até 6% do seu IR, mas com dedução somente na declaração de 2018.

Quem doou no ano passado também terá a oportunidade de somar os dois exercícios da declaração do Imposto de Renda e ajudar os projetos para crianças e adolescentes com até 9% do imposto devido (3% referentes a 2016 e mais 6% em 2017).

Quem optar pela doação de até 6% ao longo de 2017, para dedução no ano que vem, além do Fundo da Criança e do Adolescente, também pode doar para o Fundo Municipal do Idoso.

As doações são importantes porque muitos dos serviços prestados a crianças, adolescentes e idosos são de alto custo. Dependendo do atendimento, o valor per capita ultrapassa os R$ 2,5 mil mensais.

A doação também é uma excelente forma de o contribuinte decidir a destinação do dinheiro que ele paga em impostos e que tipo de serviço ele quer priorizar.

Toda a aplicação dos recursos é decidida e fiscalizada pelos respectivos conselhos municipais, com transparência e o devido acompanhamento da sociedade.

Os fundos também podem receber doações voluntárias de qualquer pessoa física ou jurídica a qualquer momento, independentemente do Imposto de Renda. Muitas pessoas doam acima dos seus limites de dedução e outras que não são obrigadas a declarar imposto de renda também o fazem para ajudar os trabalhos sociais.

Deixe uma resposta

Comentários