Professores vão receber a vacina contra a gripe

Campanha começa amanhã nas unidades de saúde
Campanha começa amanhã nas unidades de saúde - FOTO: Divulgação
Professores das redes pública e particular têm direito à vacina gratuita contra a gripe a partir deste ano. Serão contemplados todos os profissionais, do ensino básico ao universitário, bastando comparecer à unidade de saúde apresentando documento que comprove a profissão.

A Campanha Nacional de Vacinação começa amanhã e prossegue até o dia 26 de maio. O Dia D está marcado para 13 de maio. Neste período, todas as salas de vacina de Mogi das Cruzes estarão imunizando contra os tipos mais graves da Influenza, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2.

A meta nacional é vacinar 90% do público-alvo neste ano, estimado em torno de 100 mil pessoas na cidade. "A vacinação contribui para reduzir as internações, complicações e mortes, especialmente nos grupos mais vulneráveis, que estão contemplados na campanha", afirma o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Os grupos prioritários são os maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menos de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e trabalhadores da saúde.

A novidade foi a inclusão dos professores, uma antiga reivindicação da categoria junto aos órgãos gestores de saúde. "É um pedido antigo dos professores que garantirá diversos benefícios. Além da proteção dos profissionais, a vacinação dos professores deve contribuir para a redução da possibilidade de transmissão da gripe por conta do contato direto com as crianças", diz a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes.

Os grupos contemplados serão atendidos por etapas definidas pela Divisão Estadual de Imunização. Desde a última segunda-feira (10/4), os trabalhadores de hospitais estão sendo imunizados em seus locais de trabalho. A partir de amanhã será a vez das pessoas com 60 anos ou mais e dos profissionais de saúde em geral.

Já no dia 24 de abril começa a vacinação para a gestantes, puérperas, crianças (de 6 meses a menores de 5 anos) e indígenas. A partir de 8 de maio será a vez dos professores. No dia 13 de maio acontece o Dia D, com as unidades de saúde abertas para atendimento a todos os grupos contemplados.

Câncer de Boca

A Secretaria Municipal de Saúde irá aproveitar a ida dos idosos às unidades de saúde durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe para realizar exames de prevenção do câncer de boca para diagnóstico de possíveis lesões.

Deixe uma resposta

Comentários