Vacinação tem início sem fila nos postos de saúde da região

Ontem em Suzano, vacinação começou sem filas nas Unidades Básicas de Saúde
Ontem em Suzano, vacinação começou sem filas nas Unidades Básicas de Saúde - FOTO: Erick Paiatto
A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe H1N1 teve início ontem no Alto Tietê com a imunização de profissionais atuantes na área da Saúde e pessoas com idade acima de 60 anos. Ao contrário do que era previsto, o movimento nas unidades, ao menos nas primeiras horas após o início da aplicação das vacinas, foi tranquilo.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Universo, em Mogi das Cruzes, por exemplo, por volta das 10 horas, não havia fila e os pacientes levavam menos de cinco minutos para serem vacinados.

A rapidez surpreendeu a aposentada Sheila de Araújo, de 73 anos, que anualmente procura a imunização. "Todos os anos eu venho me vacinar e até então nunca tinha sido tão rápido assim. Nos anos anteriores eu sempre peguei fila. Hoje cheguei e já saí vacinada. Achei excelente, espero que continue assim", comentou.

E foi justamente pensando na fila que enfrentaria que a aposentada Zumira Bueno, 74, decidiu ir até a unidade logo pela manhã. "Eu preferi vir logo no primeiro dia por precaução. Já vim cedo para não pegar fila e dei sorte. Não tive nem que esperar. Cheguei e já fui atendida".

A mesma tranquilidade também foi encontrada por aqueles que foram se vacinar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Suzano. Os pacientes que chegaram ao local por volta das 11 horas eram imunizados logo após passarem pela triagem.

A ausência de filas foi comemorada pela aposentada Maria Nascimento, 70. "Eu já vim preparada para enfrentar a demora, mas fui surpreendida. Nunca o atendimento foi tão rápido assim. Eu achei ótimo", ressaltou.

Para o aposentado José do Nascimento, melhor do que a rapidez, apenas a tranquilidade de saber que está imunizado. "Todo ano eu tomo a vacina. Conheço muita gente que não toma por achar que vai sofrer algum efeito colateral, mas em mim nunca deu nada disso. Eu acho a imunização muito eficiente. Não fico mais gripado", contou.

Campanha

Conforme determinado pelo Ministério da Saúde, podem receber a vacina crianças de seis meses a 5 anos incompletos, gestantes, mulheres no período pós-parto, idosos com mais de 60 anos, profissionais que atuam na área da saúde, bem como portadores de doenças crônicas com indicação médica e população indígena. A novidade é que neste ano, a campanha também atenderá os professores de escolas públicas e privadas.

A liberação da dose contra a gripe H1N1 é realizada conforme um cronograma pré-estipulado Veja mais informações sobre o assunto no quadro abaixo.

Suzano

Em Suzano, os grupos prioritários têm no total, aproximadamente 70 mil pessoas. A meta no município é imunizar 90% destes grupos, portanto cerca de 63 mil pessoas. A assessoria de Imprensa da prefeitura informou em nota que "o primeiro dia (de vacinação) foi intenso, mas tranquilo. Provavelmente, devido ao frio e garoa do começo da manhã, o movimento foi menor. Mas ao longo do dia, as pessoas foram chegando aos postos de saúde. Neste primeiro dia, nas 22 Unidades Básicas de Saúde do município, foram imunizadas 978 pessoas com mais de 60 anos e 552 profissionais da Saúde".

Itaquá

Em Itaquaquecetuba, serão disponibilizados 17 postos fixos de vacinação. De acordo com prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, as vacinas contra a gripe serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

CRONOGRAMA DE VACINAçãO

Etapa 1 - a partir de 17 de abril: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos ou mais
Etapa 2 - a partir de 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças (de 6 meses a menores de 5 anos) e indígenas
Etapa 3 - a partir de 2 de maio: portadores de comorbidades
Etapa 4 - a partir de 8 de maio: professores e todos os grupos anteriores que não tenham se vacinado
Dia 13 de maio (Sábado) - Dia "D"


Fonte: Prefeituras do Alto Tietê

Deixe uma resposta

Comentários