'Mogi no Ponto' é aprovado, mas divulgação ainda é falha

Ferramenta que mostra em quanto tempo ônibus vai chegar ainda é desconhecida
Ferramenta que mostra em quanto tempo ônibus vai chegar ainda é desconhecida - FOTO: Daniel Carvalho
Usuários do transporte público municipal de Mogi das Cruzes aprovaram as funcionalidades do aplicativo "Mogi no Ponto". A ferramenta que entrou em funcionamento na última quinta-feira permite aos mogianos saberem em qual local o ônibus está e quanto tempo levará para chegar ao o ponto desejado.

Para a autônoma Luciana Martins, de 43 anos, que utiliza o transporte cerca de três vezes por semana e em horários distintos, o aplicativo é um "facilitador". "Onde eu moro tem ônibus a cada 50 minutos. Então, muitas vezes, quando eu via que pela hora ele já tinha saído do terminal, eu nem ia até lá. Eu esperava em algum ponto pelo caminho e nem sempre conseguia pegá-lo. Com o aplicativo não tem mais isso. Agora eu já olho no mapa para ver onde o coletivo está e calculo se dará tempo ou não. Achei bem mais prático", contou.

A reportagem esteve na manhã de ontem no Terminal Central para saber a avaliação dos usuários. Muitos entrevistados, no entanto, não tinham nem mesmo conhecimento sobre a existência da ferramenta. Foi o caso da vendedora Helena Barbosa, de 54 anos, que utiliza diferentes linhas. Ela se queixou da falta de divulgação por parte da administração municipal. "Eu não estava sabendo do aplicativo, mas vou procurar para instalar. Apesar de ainda ser muito recente, eu acho que a prefeitura poderia divulgar mais, porque muita gente não sabe dessa novidade", comentou.

Opinião semelhante foi compartilhada pela estudante Sara Heloisa, de 19 anos. "Acho que o aplicativo vai facilitar bastante, principalmente para quem não utiliza ônibus com frequência e não está muito habituada com horários e itinerários, como é o meu caso. Mas, sem dúvidas, faltou divulgarem mais. Podiam ter colado cartazes nos ônibus ou deixado avisos no próprio terminal", destacou.

Em relação à falta de divulgação, a Secretaria Municipal de Transportes informou que desde que o aplicativo foi lançado foram iniciados os trabalhos de divulgação por meio de busdoor (outdoor que fica na parte externa do veículo) e de anúncios nos meios de comunicação da cidade, além da divulgação por meio do noticiário.

O aplicativo

O "Mogi no Ponto" está disponível para tablets e smarthphones com sistemas operacionais Androide e iOS. Para acessá-lo basta ir ao App Store (iOS) ou o Play Store (Android) e digitar "CittaMobi" na barra de busca, e efetuar o download. Após instalar o aplicativo é possível ainda cadastrar e favoritar as linhas e os pontos de ônibus mais utilizados. Ao clicar nos pontos é possível saber quais as linhas passam pelo endereço e em quanto tempo o ônibus chegará ao lugar. O monitoramento dos ônibus é feito com base no GPS existente em todos os coletivos que operam na cidade.