Prefeitura de Suzano dá início à campanha sobre câncer de boca

A Secretaria de Saúde de Suzano deu início ontem à campanha de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de boca, nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Coordenada pelo setor de Saúde Bucal da pasta, a ação está sendo realizada concomitantemente com a campanha de imunização contra a gripe, que também começou hoje.

Em todas as UBSs estão sendo realizadas ações educativas, além de exames. A expectativa é que 23 mil pessoas passem pela avaliação, que é oferecida gratuitamente, até 26 de maio. Durante o exame, os profissionais buscam manchas escuras ou claras, ferimentos que não cicatrizaram em até duas semanas ou que tenham aumentado de volume e tamanho, além de lesões indolores na cavidade bucal. Os casos suspeitos ou identificados serão encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas, que funciona na região central, para o devido acompanhamento por parte de uma equipe especializada.

Na abordagem à população, ainda são distribuídos panfletos informativos, e os profissionais de saúde da rede municipal orientam sobre sintomas do câncer de boca, tratamento e a necessidade do autoexame, que pode ser feito em casa. Também é estabelecida como prioridade a realização de exames preliminares para a detecção de sinais da doença nos postos de saúde.

Entre os fatores de risco para a enfermidade estão o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. O que também está associado ao câncer na cavidade oral, de acordo com o setor de Saúde Bucal, são casos de Papilomavírus Humano (HPV), a incidência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e uma alimentação mal balanceada.

Deixe uma resposta

Comentários