Tribo de Pernambuco visita escolas para comemorar a data

Em comemoração ao Dia do Índio, celebrado hoje, duas escolas municipais de Mogi receberão visita do Grupo Cultural Fowa, formado por índios da tribo Fulni-ô, do município de Águas Belas, em Pernambuco. A programação começará hoje na Escola Municipal Profª Sonia Brasil de Siqueira Andreucci, no Jardim Margarida e continuará amanhã, na Escola Municipal Profª Ana Maria Barbosa Garcia, no Botujuru.

Na escola do Jardim Margarida, a programação começará às 8 horas com uma palestra para os alunos. A unidade atende 486 alunos com idade entre 4 e 10 anos. O evento será aberto para a comunidade às 10 horas. À tarde, as atividades começarão às 14 horas. A atividade na unidade escolar do Botujuru, que conta com 204 alunos de 4 a 6 anos, será no dia 20 de abril, às 9 horas e às 13h30.

Os índios farão uma palestra sobre a cultura da tribo e responderão a perguntas dos alunos. Em seguida, apresentarão dança e cânticos indígenas, além de peças de artesanato produzidas por membros da tribo. O Grupo Fowa vem a São Paulo há mais de doze anos para realizar apresentações culturais e expor seus trabalhos manuais em escolas. A tribo Fulni-ô tem como língua nativa o Iathé e seu nome significa "povo da beira do rio", sendo relacionada ao rio Fulni-ô que corre ao longo da aldeia.

Deixe uma resposta

Comentários