Vacinação para gestantes e crianças já começa amanhã

Campanha começa amanhã e vai até o dia 26 de maio
Campanha começa amanhã e vai até o dia 26 de maio - FOTO: Erick Paiatto
A terceira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Gripe começa amanhã com a imunização de gestantes, puérperas, crianças (de seis meses a 5 anos incompletos) e indígenas. Maiores de 60 anos e trabalhadores da Saúde estão sendo imunizados em todas as unidades de Saúde desde a semana passada, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 26 de maio. Em Mogi das Cruzes, as 35 salas de vacinação estarão imunizando contra os tipos mais graves da Influenza (B, A H1N1 e A H3N2). "O ideal é que as pessoas dos grupos contempladas procurem as unidades de Saúde antes da chegada do inverno", afirma o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Neste ano, a meta nacional de imunização aumentou de 80% para 90% e o público-alvo estimado para Mogi das Cruzes gira em torno de 120 mil pessoas até o final da campanha. Os grupos prioritários na campanha de vacinação são os maiores de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde e, a partir deste ano, também os professores das redes pública e particular.

Postos Volantes

O Dia D da Campanha está marcado para 13 de maio mas, para ampliar os pontos de vacinação e oferecer alternativas para a imunização do público-alvo na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará 11 postos volantes de vacinação no dia 6 de maio (sábado), em locais e horários alternados. Postos volantes estarão nos bairros Aroeira, Barroso. Conjunto Jefferson, Vila Estação, Jundiapeba, Varinhas, Parque São Martinho, Boa Vista, Volta Fria, Jardim Piatã II e Pindorama.