Campanha de Vacinação já entra na terceira fase

Meta da Prefeitura de Mogi das Cruzes é imunizar 120 mil mogianos até o Dia D da campanha, em 13 de maio
Meta da Prefeitura de Mogi das Cruzes é imunizar 120 mil mogianos até o Dia D da campanha, em 13 de maio - FOTO: Daniel Carvalho
A campanha de vacinação contra a gripe entrou em sua terceira fase. A partir de agora, as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes e puérperas - mulheres que tiveram filhos recentemente -, devem procurar os postos de saúde. A expectativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes é de que 30 mil pessoas desse grupo sejam imunizadas. De acordo com o balanço apresentado por Mogi, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Biritiba Mirim e Itaquaquecetuba, 26.884 pessoas foram vacinadas na primeira semana da campanha.

Na primeira etapa da vacinação, iniciada na semana passada, foram imunizados os idosos e os profissionais de Saúde. No período, Mogi vacinou 12 mil pessoas. Em Suzano, foram 5.103 munícipes vacinados, e a expectativa é aplicar outras 10 mil doses nessa semana. Guararema aplicou 1.079 doses, enquanto Ferraz imunizou 2.864 pessoas, nas quais 2.216 idosos e 648 trabalhadores da área de Saúde Em Poá 2.478 mil munícipes receberam a vacina e Biritiba vacinou 1.093 pessoas. Já em Itaquá, 2.265 pessoas foram imunizadas.

A chefe da divisão de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mogi, Lilian Peres Mendes, afirmou que o movimento nos postos de saúde ainda está pequeno em relação ao ano passado. Nessa nova fase da campanha, as grávidas em qualquer idade gestacional e as mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias devem procurar qualquer unidade para receber a dose.

Segundo a chefe de divisão, para a primeira etapa da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde encaminhou 25 mil vacinas e agora 17 mil foram enviadas. "Como a procura tem sido pequena em relação ao número de pessoas para vacinar, temos bastante doses. As pessoas que se encaixam nas categorias da campanha podem procurar qualquer unidade de saúde conforme as fases", disse.

A partir do dia 2 de maio serão vacinados os pacientes com doenças crônicas. Já no dia 8 de maio, pela primeira vez, os professores das redes pública e privada receberão as doses. O dia 13 de maio marca o Dia D da campanha. A expectativa da Prefeitura de Mogi é alcançar nessa data a meta de vacinar 90% do público-alvo que gira em torno de 120 mil mogianos.

Gripe

A professora Zélia Figueira, de 62 anos, toma a vacina desde 2009. "No ano passado fiquei gripada logo depois que tomei a vacina, mas meu médico disse que já estava com o vírus. A vacina ajuda muito, pois as gripes são mais brandas", disse.

A dona de casa Julia de Siqueira Moraes, 21, levou o filho para tomar a vacina pela segunda vez. "Ele tem um 1 ano e 8 meses. No ano passado foi muito bom, pois ele não ficou doente", avaliou.