Ações marcam combate à hipertensão

Algumas unidades de saúde realizarão palestras e aferição de pressão arterial
Algumas unidades de saúde realizarão palestras e aferição de pressão arterial - FOTO: Daniel Carvalho
Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma série de ações da Campanha Municipal de Combate à Hipertensão Arterial. Novas atividades estão programadas para os próximos dias com o objetivo de divulgar formas de prevenir e diagnosticar precocemente novos casos da doença e marcar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado hoje.

Das 9 às 11 horas, acontece uma palestra educativa sobre hipertensão, prevenção, diagnóstico e dicas de alimentação saudável na unidade de Estratégia Saúde da Família (USF) Jardim Aeroporto II. Das 14 às 16 horas, uma tenda da saúde, com busca ativa de novos casos e orientações ao público, será montada na rua Aeronauta.

Amanhã, outras unidades promovem ações junto à comunidade. USF Jardim Layr, às 8h30, terá uma palestra sobre o assunto e aferição de pressão arterial e testes de glicemia o dia inteiro. No PACS Nova Jundiapeba e na USF Jardim Piatã, os grupos educativos e palestras acontecem até sexta-feira.

"Desde o início do mês estamos realizando ações para promover a prevenção e o diagnóstico precoce da hipertensão", informa Cice Strelec, coordenadora do Programa Hiperdia. No dia 7 de abril, por exemplo, a equipe esteve no Tiro de Guerra com alunos da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) para falar sobre hipertensão na ação global promovida pelo Tiro de Guerra.

O controle e o tratamento da hipertensão fazem parte das ações de rotina da Secretaria de Saúde. A principal iniciativa é o Programa Hiperdia, que atualmente soma mais de 26 mil pacientes cadastrados.

Deixe uma resposta

Comentários