Prefeitura realiza simulação para os profissionais do Samu

Treinamento Samu Itaquá
Treinamento Samu Itaquá - FOTO: Antônio Márcio/AIPMI
Um treinamento envolvendo uma simulação de situações reais de resgate foi realizado ontem pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Itaquaquecetuba. A ação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Serviço Municipal de Trânsito. Com objetivo de qualificar, dar agilidade e aprimorar ainda mais o trabalho das equipes no dia a dia durante as ocorrências, a capacitação aconteceu em frente à Secretaria de Transportes.

Durante o treinamento, cerca de 50 profissionais do Serviço de Atendimento puderam vivenciar com o simulado as situações de traumatismo craniano, hemorragia, dificuldade respiratória e ferimentos em gerais, que podem ser provocados em colisões de trânsito como a que foi apresentada aos participantes. A simulação envolveu pelo menos três viaturas do Samu e uma do Corpo de Bombeiros para realizar o atendimento das vítimas com agilidade, enquanto as equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal davam apoio durante a cena contendo os "curiosos" e familiares que normalmente chegam desesperados ao local do acidente.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todo o trabalho de treinamento é focado na melhoria do atendimento oferecido à população da cidade. "Hoje a equipe está passando por treinamento com múltiplas vítimas chamado START, que é um método norte-americano para dar mais qualidade e agilidade ao atendimento dos profissionais do Samu, com as situações que podem acontecer no dia a dia deles", explicou o secretário municipal de Saúde William Harada.

Pelo menos uma vez por mês, os socorristas do Samu têm passado por capacitações por meio do Núcleo de Educação de Emergência e Urgência (NEU), que é formado atualmente pela coordenadora de saúde Ladjane Marisa Peixoto, a coordenadora geral do Samu Gisele da Silva Santos, o médico João Greco e os enfermeiros Luciano e Daniel.

"Nosso foco é nos assegurar de que estamos oferecendo um alto padrão de qualidade humano e técnico na prestação de serviço, por isso iniciamos as capacitações do NEU pelo Samu, mas a intenção é expandir para a rede de Saúde inteira", afirmou o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB).

A reforma do prédio do Samu, a manutenção da aparelhagem e a capacitação dos funcionários faz parte de todas as mudanças realizadas pela prefeitura para garantir melhorias no atendimento e continuar salvando vidas. De acordo com a prefeitura, o objetivo é continuar fazendo da Saúde uma bandeira.

Deixe uma resposta

Comentários