Projeto 'Memória Viva' é retomado e faz homenagens

Houve homenagem a José Serafim e Philomena Coutinho e tributo a Katsue Kariya
Houve homenagem a José Serafim e Philomena Coutinho e tributo a Katsue Kariya - FOTO: Irineu Júnior/Secop Suzano
Mais de 150 pessoas prestigiaram, na noite de anteontem, no Teatro Municipal Doutor Armando de Ré, em Suzano, a cerimônia do projeto "Memória Viva", iniciativa da Secretaria de Cultura. O projeto tem como objetivo prestar homenagens a homens e mulheres que fizeram ou fazem parte da história da cidade e reconhecer suas contribuições à sociedade.

Durante a cerimônia, foram homenageados três cidadãos que, ao longo de décadas, dedicaram-se a melhorar a vida de suas famílias e da comunidade suzanense: José Serafim da Silva, ex-servidor público municipal e atuante na área cultural, e Philomena Santasofia Coutinho, voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer da cidade há mais de quatro décadas. Já o tributo foi direcionado à professora de dança japonesa Katsue Takeno Kariya, falecida em 2008.

Cada homenageado teve compartilhada sua biografia, por meio de leitura por parte do Cerimonial e a exibição de um documentário audiovisual, com direito a depoimentos de parentes, de amigos e de pessoas próximas que relembraram os momentos de cada um dos laureados.

O vice-prefeito Walmir Pinto (PDT), que quando era secretário de Cultura colocou em prática o projeto "Memória Viva" entre 2010 e 2012, afirmou que a história de cada um dos homenageados é "patrimônio material" e que a cidade deve se esforçar na preservação da contribuição de homens e mulheres, perpetuando-os por meio do registro da Imprensa e nos acervos de Suzano.

O prefeito Rodrigo Achiuchi (PR) elogiou o afinco da Secretaria de Cultura em retomar o projeto e a sensibilidade da pasta na escolha dos homenageados. "Desde o início, reconhecemos (o governo) o valor que estas pessoas têm em nossa cidade, na nossa sociedade, na nossa comunidade, no nosso meio. E, como em nosso hino diz, hoje, 'a Cidade Progresso se orgulha dos filhos que tem'".

Deixe uma resposta

Comentários