Campanha atende 8,5 mil pessoas

Objetivo é diagnosticar precocemente câncer de boca para iniciar um tratamento
Objetivo é diagnosticar precocemente câncer de boca para iniciar um tratamento - FOTO: Irineu Júnior/Secop Suzano
Mais de 8,5 mil suzanenses participaram, entre os dias 17 e 27 de abril, da campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca. A iniciativa, que está sendo colocada em prática em Suzano por meio da equipe da Saúde Bucal - vinculada à Secretaria Municipal de Saúde - acontece paralelamente à campanha de vacinação contra a gripe em 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A triagem, que contempla adultos, deve alcançar cerca de 20 mil pessoas até ontem.

De acordo com a coordenadora da Saúde Bucal de Suzano, a cirurgiã-dentista Marisa de Freitas Sugaya, dos 10.723 munícipes vacinados durante campanha contra a gripe, 8.881 passaram pela triagem do diagnóstico precoce do câncer de boca. Deste número, 235 pessoas foram encaminhadas ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), sendo que quatro tem suspeita de malignidade. O atendimento chegou à cobertura de 82,8% do público-alvo.

"A expectativa da Secretaria de Saúde é que 20 mil pessoas passem pela avaliação, que é oferecida gratuitamente. Este número corresponde a 60% do público-alvo da campanha contra a gripe. Esses mais de 8,5 mil atendimentos foram contabilizados nos primeiros dez dias da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, realizada entre os dias 17 e 27 de abril", detalhou a cirurgiã-dentista.

O atendimento está sendo realizado em 18 UBSs do município.

Deixe uma resposta

Comentários