Saúde promove capacitação à rede

Objetivo é facilitar acesso aos métodos contraceptivos
Objetivo é facilitar acesso aos métodos contraceptivos FOTO:
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta semana uma capacitação sobre planejamento familiar para profissionais da Rede Básica. O objetivo é facilitar o acesso da população às informações sobre os métodos contraceptivos em função de avanços mais recentes, como a realização de cirurgias de laqueadura e vasectomia no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.

A Capacitação do Protocolo de Planejamento Familiar Revisado foi ministrada para médicos e enfermeiros que atuam em todos os Postos de Saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família (USF) da cidade. "A principal mudança é que as orientações sobre métodos contraceptivos não cirúrgicos passam a acontecer na própria unidade, o que possibilitará a ampliação do atendimento aos grupos com indicação para métodos cirúrgicos", explica a enfermeira obstetra Gisele Franco Menichelli, do Programa de Planejamento Familiar da Secretaria Municipal de Saúde.

Fazem parte dos contraceptivos não cirúrgicos, os métodos reversíveis, hormonais ou de barreira, como pílula anticoncepcional, injeção e os preservativos masculino e feminino.

Já os casos com indicação para cirurgia de laqueadura ou vasectomia, que são métodos irreversíveis, e a implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU), serão encaminhados ao Pró-Mulher.

Deixe uma resposta

Comentários