Feliz Páscoa!

Páscoa
Páscoa - FOTO: Divulgação

O coelhinho chega hoje em muitas casas. Símbolo de uma das datas mais deliciosas do ano e mais importantes do Cristianismo, ele é uma das representações da Páscoa. Esta ocasião é mais que especial, pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Um momento de transformações em prol do bem, do afeto e amor ao próximo e que deve ser comemorado ao lado dos entes queridos. Mais do que ganhar chocolates, é necessário conhecer o real significado dessa data, que busca, antes de tudo, promover a união entre familiares e amigos. Inspirado para um domingo especial?  Fique por dentro desta celebração e um ótima Páscoa a vocês, leitores. 

Uma ocasião especial

A história conta que a Páscoa é uma festa cristã em que se celebra a ressurreição de Jesus. Ou seja, depois de morrer na cruz, o seu corpo teria sido colocado em um túmulo, e ali permaneceu até o momento em que ressuscitou e o seu espírito e corpo foram reunificados. Com o passar do tempo, é comum a religião cristã comemorar a data em cerimônias realizadas em igrejas e encontros familiares.

Há muitas tradições realizadas neste período pascal. Conta-se também que a celebração começou a ser realizada em festivais pagãos na Europa durante a primavera. Outros comentam que ela é baseada na Páscoa judaica, chamada de "Pessach", considerada, aliás, uma das mais importantes festas do calendário judaico. Segundo essa religião, comemora-se por oito dias o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Independentemente das histórias a respeito da origem dessa ocasião, o importante é saber que a Páscoa é um ritual de passagem, assim como a de Cristo, da morte para a vida. No Brasil, esse feriado não tem um dia exato, ele é definido entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Um momento entre pessoas queridas

Portanto, tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Sendo assim, é tempo de agradecermos por tudo que temos e pelo o que desejamos, semear o sentimento de esperança, fé e confiança e união entre amigos e familiares para essa celebração especial.

E depois de aprender sobre a importância desta data, o que será que o ovo representa em toda essa história? É muito simples. A valorização e existência de vida estão ligadas ao ovo, símbolo do nascimento. Eis o motivo para as pessoas presentearem parentes e amigos com ovos pintados ou de chocolate.

Deixe uma resposta

Comentários