Imunização contra a gripe começa amanhã no Alto Tietê

Idosos devem estar entre os grupos prioritários
Idosos devem estar entre os grupos prioritários - FOTO: Arquivo MN
A Campanha de Vacinação Contra a Gripe tem início no Alto Tietê nesta segunda-feira com aplicação de doses em idosos e profissionais da Saúde. A imunização seguirá até 26 de maio, com Dia D marcado para o dia 13 do mês que vem. Assim como nas edições anteriores, inicialmente as doses serão destinadas apenas aos cidadãos que fazem parte do público alvo da campanha. A imunização segue um cronograma que é pré-estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde. A meta é que 90% destes grupos sejam imunizados.

Conforme determinado pelo Ministério da Saúde, poderão receber a vacina crianças de seis meses a 5 anos incompletos, gestantes, mulheres no período pós-parto, idosos com mais de 60 anos, profissionais que atuam na área da saúde, bem como portadores de doenças crônicas com indicação médica e população indígena. A novidade é que neste ano, a campanha também atenderá os professores de escolas públicas e privadas.

Somente em Mogi das Cruzes a expectativa é que 100 mil pessoas tomem a vacina durante a campanha. No ano passado 45 casos referentes à Síndrome Respiratória Aguda Grave foram registrados no município. Deste total, 13 foram óbitos por H1N1. Já neste ano, sete ocorrências foram contabilizadas até o momento.

Em Itaquaquecetuba a meta é aplicar mais de 53,6 mil doses. Até o momento nenhum diagnóstico de H1N1 foi confirmado. Já no ano passado foram 15 confirmações e cinco óbitos.

Nos municípios de Suzano e Ferraz de Vasconcelos foram registrados, respectivamente, 17 e 19 casos em 2016, sendo que no primeiro houve duas mortes em razão da doença. O número de pacientes a serem imunizados nas duas cidades não foi informado.

Guararema por sua vez, informou que até o momento recebeu 300 doses da vacina. Em 2016 foram três diagnósticos contabilizados, enquanto que até o momento houve apenas um. Os demais municípios da região também foram questionados pela reportagem, mas não se posicionaram até o fechamento desta edição. 

Influenza

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

CRONOGRAMA DA CAMPANHA DE VACINAçãO CONTRA A GRIPE

Etapa 1 - a partir de 17 de abril: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos ou mais
Etapa 2 - a partir de 24 de abril: gestantes, puérperas, crianças (de 6 meses a menores de 5 anos) e indígenas
Etapa 3 - a partir de 2 de maio: portadores de comorbidades
Etapa 4 - a partir de 8 de maio: professores e todos os grupos anteriores que não tenham se vacinado
Dia 13 de maio (Sábado) - Dia "D"

Fonte: Prefeituras do Alto Tietê

Deixe uma resposta

Comentários