Trupe do Riso promove curso de Palhaço em escola de Mogi

Nos oito encontros, participantes conhecerão os mistérios por traz um palhaço
Nos oito encontros, participantes conhecerão os mistérios por traz um palhaço - FOTO: Divulgação
A Trupe do Riso de Mogi das Cruzes está com inscrições abertas para o Curso de Palhaço Treinamento do Riso. Os interessados devem se inscrever até o dia 23 deste mês pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 9 8253-6867. As aulas vão começar, logo em seguida, no dia 28 de abril. Elas serão realizadas todas as sextas-feiras, das 19h30 às 22 horas, na Escola de Dança Fernanda Moretti, localizada na rua Doutor Deodato Wertheimer, 77, em Brás Cubas. O valor total do curso, que corresponde a oito aulas, é R$ 240.

Integrante da companhia Trupe do Riso, o mogiano Claudio Neto, de 32 anos, que irá ministrar o curso na cidade. De acordo com o artista, podem participar pessoas acima dos 17 anos de idade, iniciantes na arte do palhaço, ou seja, que nunca tiveram contato com qualquer manifestação dessa figura. "Estamos abertos àqueles que desejam realizar apresentações, peças, intervenções, atuações em hospitais, dentre outros espaços. Queremos  auxiliar os nossos alunos a descobrir o espírito de um palhaço e como se manifestar por meio dessa arte", disse Neto.

Ao longo das oito semanas de curso, uma vasta programação será apresentada aos cursistas. "O Curso de Palhaço Treinamento do Riso abordará a construção do palhaço desde o interior até o exterior. Com muito exercício corporal, treinamentos de voz e respiração, improvisação, presença de palco, interação com o público, figurino e maquiagem", explica o professor.

Segundo o orientador do curso, o palhaço é uma figura representativa no espaço cultural e que vem crescendo ao longo dos anos ao distribuir alegria com o seu jeito trapalhão, as suas roupas coloridas e o seu nariz vermelho. "Até hoje o palhaço é uma figura icônica e muito importante, seja em circos, teatros, ruas, espaços públicos ou hospitais. Está representado por um largo número de artistas que levam a magnitude desse personagem por onde passam. Convidamos todos a fazer parte deste seleto mundo do nariz vermelho", destaca o artista Neto. (Texto sob supervisão do editor)

GRUPO SE COMPROMETE A LEVAR ALEGRIA A CRIANçAS E ADULTOS

A Trupe do Riso é formada por três integrantes, o Claudio Neto, formado na área de Tecnologia da Informação (TI), as sua esposa, Ana Léia Rodrigues, que há mais de 15 anos se dedica às artes cênicas; e Gabriela Ribeiro. Há quatro anos a companhia de palhaços desenvolve as suas atividades em Mogi das Cruzes. "A ideia de montar o grupo surgiu devido à necessidade da igreja em que frequentávamos em realizar apresentações culturais e com um olhar social. Com o passar do tempo desenvolvemos outros trabalhos e em diferentes locais, como em comunidades carentes, escolas e hospitais. A partir daí, a iniciativa cresceu, é algo dinâmico. Tanto as crianças quanto os adultos se divertem com os personagens", comenta Neto.

De acordo com o integrante do grupo, todo o trabalho desenvolvido por eles é totalmente voluntário. "A ideia é mostrar o amor de Deus por meio da Graça. Sempre deixamos uma mensagem de fé em forma alegre e engraçada. Para quem tiver interesse em conhecer o grupo Trupe do Riso pode acessar a nossa página do Facebook. Lá é possível conferir toda a programação da companhia", finaliza o artista. (V.F.)