'Passos da Paixão'é encenado em Poá

"Passos da Paixão" reconta a história de Jesus Cristo, trazendo temas atuais para o enredo de cada edição - FOTO: Wanderley Costa/Divulgação
O tradicional espetáculo "Passos da Paixão" será apresentado nesta Sexta-Feira
Santa, às 20 horas, na Praça de Eventos "Lucília Gomes Felippe". A produção é realizada pela Associação Cultural Opereta e recebeu da Prefeitura de Poá um termo de fomento no valor de R$ 150
mil, além do apoio da Secretaria de Turismo do Estado.  

Desde a primeira edição do espetáculo, em abril de 2000, a função primordial da peça, além de recontar a história de Jesus, é direcionar o olhar para debates sociais. Foi assim no ano passado, quando a montagem se referiu aos Refugiados, e assim será este ano a partir do tema "Conflitos pela garantia de direitos sociais".

Desde o início da semana a empresa responsável pela montagem dos palcos está presente na Praça dos Eventos, e o grupo pôde trabalhar com as encenações já com o palco montado.

A partir da lógica do jogo de poderes, a direção da peça aposta em referências a Brasília (DF). "Estamos levando em consideração toda a inspiração criativa do projeto do arquiteto Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa", explica a diretora geral, Lidiane Santos.

A produção do "Passos da Paixão" é assinada pela Companhia Roda Mundo e a Associação Cultural Opereta com outros profissionais de cultura da região. As primeiras reuniões para a 18ª edição do espetáculo começaram em agosto de 2017. Atualmente, a equipe é formada por mais de 40 integrantes, que se dividem em várias funções, que vão desde a elaboração do texto cênico até a montagem dos adereços que vão compor o figurino das personagens.

Novidades

Fernandes Júnior, diretor de elenco, revela algumas das novidades desta 18ª edição. "Teremos uma versão mirim da Maria e de Jesus, ou seja, o texto este ano se aproxima da realidade da infância da mãe de Cristo, que pouco se sabe e, assim, dessa fase também da vida de Jesus".

Júnior comenta ainda que outros elementos estarão presentes este ano no "Passos da Paixão", mas que o público deverá estar atento para captar a mensagem e simbologia das referências. "A proposta do 'Passos da Paixão' é sempre contar para o público uma história já conhecida, mas sempre de uma forma diferente. É para isso que se tem o tema, a rotatividade de atores e personagens e um texto diferente a cada ano", finaliza.

Deixe uma resposta

Comentários