Espaço N recebe 'Navalha na Carne'

Grupo Teatro da Neura dá continuidade ao projeto
Grupo Teatro da Neura dá continuidade ao projeto "Sexta Que Lá Vem História" - FOTO: Denis Vitor
O Espaço N de Arte e Cultura, em Suzano, se prepara para ser palco da produção "Navalha na Carne", escrita por Plínio Marcos. A apresentação comandada pelo Teatro da Neura será na próxima sexta-feira, dia 28, às 20 horas. Os ingressos são no esquema pague quanto puder. A classificação indicativa é de 14 anos. O espaço cultural fica localizado na rua José Garcia de Souza, 692, no Jardim Imperador.

A história se passa em um quarto de bordel, onde a prostituta Neusa Sueli, o cafetão Vado e o homossexual Veludo, empregado do estabelecimento, encarnam a existência subumana e marginalizada. Retrato naturalista do submundo brasileiro em que as gírias, a violência das relações humanas, a situação opressora e a luta de cada personagem constroem um quadro cuja dramaticidade sobrevive ao tempo, a peça é a obra mais encenada do dramaturgo, ao lado de "Dois Perdidos Numa Noite Suja". 

A obra pode ser vista como metáfora dos mecanismos de poder entre as classes sociais brasileiras, uma vez que as personagens, embora pertençam ao mesmo estrato social, se dedicam a uma contínua disputa pelo domínio sobre o outro. As disputas vão da força física à chantagem pela autopiedade, da sedução à humilhação, da aliança provisória, mas a possibilidade de juntar as suas forças para lutar contra a situação que os oprime nunca é cogitada.

Projeto

A apresentação integra o projeto "Sexta Que Lá Vem História", que acontece na última sexta-feira do mês. Um ciclo de leituras dramáticas de autores nacionais que há tempos vinha alimentando artisticamente a cabeça do Teatro da Neura, e foi implementado em 2014.

Deixe uma resposta

Comentários