Espetáculo apresenta o olhar de um palhaço

"Pontos de vista de um palhaço" ocupa o palco do Centro Cultural neste sábado - FOTO: Lígia Jardim/Divulgação
O Centro Cultural de Mogi das Cruzes vai ser palco neste sábado, a partir das 20 horas, de mais um espetáculo do programa Circuito Cultural Paulista. "Pontos de Vista de um Palhaço", com Daniel Warren e Nia Teatro, é o título da atração, que se ambienta no pós-guerra da Alemanha e traz uma temática bastante atual. A classificação é 12 anos, o espetáculo tem 80 minutos de duração e a entrada é gratuita. O Centro Cultural fica na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no centro. Mais informações: 4798-6900.

Idealizado por Daniel Warren e Maristela Chelala, o espetáculo busca retratar a cegueira moral e a indiferença humana existentes, perante uma sociedade orientada pelo materialismo. A produção é, acima de tudo, uma crítica bem-humorada à hipocrisia, a partir da história de Hans, um palhaço desiludido com o amor e a carreira. Em seu desenrolar, misturam-se elementos como humor, subversão e reflexão.

O espetáculo é baseado no livro homônimo, assinado pelo vencedor do Prêmio Nobel, Heinrich Böll. A publicação é de 1963 e tem como personagem principal o palhaço Hans Schnier, filho de um industrial do carvão e de uma mãe nazista, que escolhe viver profissionalmente como palhaço, porém enfrenta grandes dificuldades. A obra se passa nos anos do "milagre econômico", após os horrores da Segunda Guerra.

Programa

O Circuito Cultural Paulista é um programa do governo do Estado de São Paulo que visa promover a difusão cultural descentralizada. Por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas em cidades do interior e litoral, busca atuar na formação de público e no acesso da população à diversidade artística. A execução é da organização social de cultura Associação Paulista dos Amigos da Arte (APPA).

A iniciativa também contempla a cidade de Guararema, que, no dia 25 de junho (domingo), receberá a peça "Era uma vez um Rei", do Grupo Pombas Urbanas. A apresentação será às 15h30, na praça Júlio Pinto de Moraes.