Suzano e Guararema iniciam atividades do Outubro Rosa

Com acordo, resultado para doença sairá em duas horas
Com acordo, resultado para doença sairá em duas horas - FOTO: Daniel Carvalho/Mogi News
Com o objetivo de estimular ainda mais a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e despertar a autoestima das pacientes durante o tratamento, o Hospital Santa Maria, em Suzano, realizará a partir de segunda-feira a 1ª Semana Outubro Rosa, que prevê uma série de atividades a partir do conceito permanente de humanização do atendimento. A programação será encerrada na sexta-feira. 

A médica oncologista Marcela Marques, gestora de Oncologia do Hospital Santa Maria, explica que durante todo o evento serão disponibilizados às mulheres serviços e informações a respeito de maquiagem por intermédio de uma parceria com fornecedores dos produtos Mary Kay. O acolhimento, uma das características da unidade hospitalar, ganhará ainda mais força nesta semana marcada por um extenso calendário de novidades como sessões de massagem para as pacientes no local, onde existe estrutura completa para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

A relevância da mamografia como instrumento de prevenção será reforçada com o apoio da Faculdade São Francisco. O exame é considerado fundamental e deve ser realizado anualmente a partir dos 50 anos de idade. A hereditariedade, contudo, é fator primordial, conforme explica a médica, ressaltando também a importância do autoexame e da procura imediata por um médico especialista caso seja constatada alteração.

Os aspectos psicológico e estético, priorizando o bem-estar das pacientes serão valorizados no hospital, com música, distribuição de brindes, aromatizador e demonstração de técnicas de amarração de lenços devido à perda de cabelo em decorrência do tratamento. Haverá ainda palestras com nutricionista e psicóloga. As pacientes serão estimuladas a tirar fotos e postá-las em endereço eletrônico fornecido pelo hospital. Quem obtiver mais curtidas, ganhará um cesta com produtos de beleza.

Na esteira da prevenção, além da mamografia e do autoexame, reforçam-se ainda a prática constante de exercícios físicos, manutenção de dieta equilibrada, controle de peso e combate ao tabagismo. 

Saúde da Mulher

Em Guararema, a campanha abrange a saúde da mulher, com foco no câncer de mama e de colo de útero. Em outubro, as mulheres poderão realizar a coleta de papanicolau nas unidades de saúde (Cesap e UBSs Jardim Dulce e Lambari) e na próxima semana, o exame estará disponível na Santa Casa de Misericórdia do município. Nas escolas municipais serão desenvolvidos trabalhos, além da distribuição de material sobre a importância da atenção à saúde feminina. Encontros com os participantes do Programa Bolsa Família também fazem parte da programação, entre outras atividades.

Deixe uma resposta

Comentários