Arujá e Salesópolis solicitam linhas

Autoridades da região se reuniram na sede da EMTU
Autoridades da região se reuniram na sede da EMTU - FOTO: Divulgação
Para facilitar o deslocamento de trabalhadores do Alto Tietê com destino a capital paulista, o deputado estadual André do Prado (PR) e os vereadores de Arujá, Abel Franco Larini (PR) e Rafael Laranjeira (PSB), presidente da Câmara Municipal, apresentaram pedido para a criação de uma linha de ônibus que passe por Arujá e também por Santa Isabel, Guarulhos e São Paulo. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes da Silva Júnior, ontem. A justificativa é que muitas pessoas precisam usar linhas alternativas que gastam mais tempo e tornam a viagem mais cara.

Segundo as autoridades, o pedido para a nova linha partiu de moradores que enfrentam problemas para trabalhar em cidades vizinhas. "As pessoas que moram em Arujá e trabalham em Santa Isabel, Guarulhos ou na capital acabam por enfrentar dificuldade na locomoção até o local de serviço. Para tentar facilitar isso e tornar a viagem mais rápida é que esta linha se faz necessária porque representará redução de tempo e de custo para as pessoas que fazem este trajeto por meio de outras linhas", comentou o deputado.

Para atender a uma demanda elevada de pessoas que fazem tratamentos médicos no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, os parlamentares também pediram uma linha que tenha itinerário entre o Parque Rodrigo Barreto (um dos bairros mais populosos do município) e o centro mogiano, com passagem pela porta da unidade hospitalar.

Para o diretor-presidente da EMTU, as demandas são importantes e serão analisadas pelo órgão. "Há uma preocupação em facilitar o acesso ao emprego e à saúde, áreas que são prioritárias, por isso os pedidos vão ser estudados pela nossa equipe técnica para que achemos uma solução", disse.

Salesópolis 

O deputado também acompanhou o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Gomes (PR), no encontro com o diretor-presidente da EMTU. O objetivo foi pedir a ampliação da oferta de linhas metropolitanas de ônibus a partir da cidade. Os vereadores Paulo Monteiro (PPS) e Edilson Aparecido dos Santos (PSB) estiveram presentes. Salesópolis tem apenas linhas intermunicipais. São duas: a 311 e a 311DV1. Elas partem do Trevo da Petrobras e vão até o centro. A diferença entre elas é que a segunda passa por dentro de Bragança, um bairro do distrito de Remédios.

"Os moradores precisam de mais atenção do Estado. A questão de mais horários e de mais oferta de linhas é fundamental porque muitos jovens estudam em universidades da região e, nos horários de pico, os coletivos costumam ficar superlotados", observou Prado. A cidade pede ainda novos abrigos e pontos de paradas, mais horários de partidas, melhoria na limpeza dos coletivos e o seccionamento dos trajetos e tarifas conforme o trecho a ser percorrido pelo usuário. "A nossa equipe técnica vai verificar a viabilidade dos pedidos, mas é importante dizer que melhorias já foram iniciadas naquela região, afinal, a cidade tem as linhas intermunicipais como a base do sistema de transporte", destacou Silva Júnior.

Deixe uma resposta

Comentários