Itaquá tem ações pelo Outubro Rosa

Quem passou pelo local da 'Blitz Rosa' recebeu laços e panfletos informativos
Quem passou pelo local da 'Blitz Rosa' recebeu laços e panfletos informativos - FOTO: Osvaldo Birke/AI-PMI
Se o assunto é prevenção, a parada é obrigatória, pelo menos foi isso que aconteceu ontem durante a "Blitz Rosa". A ação promovida pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, parou o trânsito nas proximidades da praça Padre João Álvares (rua Capitão José Leite) para conscientizar a sociedade e as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante a ação que marca a campanha Outubro Rosa, cerca de quatro mil pessoas receberam os adesivos da campanha. Além disso, aproximadamente mil laços cor-de-rosa e panfletos informativos foram distribuídos. A mobilização contou com o apoio da Secretaria Municipal de Transportes.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, lembra que a saúde da mulher e a prevenção ao câncer de mama são assuntos que merecem atenção constante. O calendário de ações do Outubro Rosa segue até o final deste mês. Entre as ações estão atividades voltadas para os cuidados com a saúde da mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF).

No dia 21 de outubro (sábado), uma grande mobilização social será realizada na praça Jorge Amado, no Marengo Alto, das 9 às 13 horas. Com o tema "Câncer de Mama - A gente precisa tocar nesse assunto", a programação inclui uma caminhada pelas principais vias do bairro, seguida por uma ação social com a oferta de serviços de saúde, beleza e estética, além de lazer e apresentações culturais. Haverá ainda uma feira de adoções de cães e gatos que foram abandonados e estão abrigados no canil da Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba (GAARI).

A Secretaria de Políticas para Mulheres de Itaquaquecetuba também desenvolveu para este mês uma campanha virtual com a divulgação de depoimentos e conteúdos sobre o câncer de mama na rede social da pasta (www.facebook.com/smpmitaqua).

Ritmos

As alunas da professora Janaina Ramos e Carol Verardo da Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba também vestiram a camisa do Outubro Rosa e participaram ontem de um aulão especial de ritmos, na própria secretaria. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e acolher aquelas que já enfrentaram ou passam por essa situação, as alunas foram incentivadas a comparecer vestindo uma peça de roupa cor de rosa.

A iniciativa contou ainda com uma campanha para arrecadação de lenços, que envolveu as professoras e as alunas. Pouco mais de 110 lenços foram doados no evento e serão destinados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer Guiomar Pinheiro Franco de Mogi das Cruzes, entidade que também atende mulheres de Itaquaquecetuba.

Deixe uma resposta

Comentários