Veja dicas bíblicas e práticas com o objetivo de aumentar a sua fé

Mensagem de hoje é que se você não usa a sua fé, ela atrofia e perde a força; acredite na cruz de Cristo
Mensagem de hoje é que se você não usa a sua fé, ela atrofia e perde a força; acredite na cruz de Cristo - FOTO: Reprodução
Viver momentos difíceis em relação a fé, achando que ela, simplesmente, desapareceu. Sentir-se distante de Deus; em pecado e sem forças para voltar.

Segundo o presbítero André Sanchez da Igreja Presbiteriana Bela Jerusalém, em Ribeirão Preto (SP), nessas situações é preciso ajuda para aumentar fé!

Para o presbítero, apesar estar passando por um momento difícil, toda essa dificuldade é algo bom. "Ver alguém que não está feliz com o pecado, que não está feliz com a condição de distância de Deus em que está vivendo, e isso demonstra que Deus está incomodando seu coração para uma mudança. E isso é muito positivo!", avalia e convida para uma reflexão sobre como é possível aumentar a fé.

Como fazer para aumentar a fé e crescer espiritualmente?

1) Na Bíblia encontramos exemplos interessantes de pessoas pedindo a Deus que ele aumentasse a fé delas. O primeiro exemplo é o do pai do rapaz possesso por um espírito mau: "E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!" (Marcos 9:24). Em outras palavras, o pai desse menino, depois de muito sofrimento na vida, cria em Deus, porém, sua fé estava desgastada, daí ele clamar algo como "ajuda-me a aumentar a minha fé, Senhor, eu creio, mas tenho dúvidas".

2) Os apóstolos de Jesus, diante de um ensino exigente do Mestre sobre o perdão, também declaram a Ele: "Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé" (Lucas 17:5). Em outras palavras, os apóstolos sentiam que tinham fé, mas não se sentiam preparados com fé suficiente para ter a vida que Deus queria deles. Daí o desejo de um aumento dessa fé, dessa capacidade de agir como Jesus queria.

3) Esses exemplos nos mostram que nós seres humanos, quando estamos diante de Deus, temos fé. Porém, por conta de nossa complexidade, muitas vezes, acabamos por manter essa fé inoperante, passiva, enfraquecida ao ponto de não termos forças para fazer aquilo que Deus deseja de nós. Esse é um comportamento típico da natureza humana, no entanto, não é aceitável e ideal. "A boa notícia é que Deus é misericordioso e, tanto no caso do pai do menino quanto no dos apóstolos, observamos Jesus agindo com misericórdia a fim de que a fé deles fosse aperfeiçoada", lembra Sanchez.

Para ele, não devemos aceitar uma fé inoperante em nossa vida como se fosse normal, pois, o normal é uma fé operante. Em razão da pequena fé, muitas vezes Jesus repreendeu Seus discípulos: "Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé" (Mateus 17:19).

Como aumentar a minha fé de forma prática?

Além da forma espiritual, Sanchez, afirma que é possível, também, aumentar a fé de maneira prática, com atitudes objetivas seguindo os pontos descritos abaixo.

a) Reconheça que sua fé anda fraca e chore por isso. Como os discípulos e também o pai daquele menino, a primeira coisa para aumentarmos a nossa fé é reconhecer que precisamos disso. Quem não reconhece que precisa de mudanças nunca vai se esforçar para mudar. Reconheça diante de Deus, fale para Ele que sua fé anda fraquinha, que você precisa de forças para mudar. Chore, importe-se com sua passividade, não aceite essa situação, ela não é normal para um servo de Deus!

b) Peça mais fé a Deus. A Bíblia é clara quando nos ensina a pedir, a buscar, a bater (Mateus 7:7). Isso significa que existe uma "fonte" onde podemos buscar a fé. E essa fonte é o próprio Deus. Por isso, ao invés da murmuração, devemos fazer como o pai do menino endemoniado: "Ajuda-me na minha falta de fé". Peça! Abra a sua boca, apresente-se diante de Deus e fale o que precisa.

c) Aproxime-se de Deus: Quando os apóstolos perceberam que existia algo de errado com eles, a atitude que tiveram foi a de se "aproximar de Jesus" (Mateus 17:19). A proximidade com o Mestre nos ajuda a compreendermos melhor nossas dores e dificuldades. Não se permita afastar-se de Deus. Vá para mais perto. É lá que você poderá clamar: Senhor, aumenta a minha fé! Você se aproxima de Deus orando, lendo a Bíblia, praticando os ensinos, fazendo a obra do Senhor.

d) Permaneça perto do Senhor. Não podemos buscar a Deus apenas quando as coisas estão ruins e depois afastar-se dEle. Para que nossa fé sempre esteja aumentada e em crescimento, devemos permanecer perto dEle. Jesus ensinou algo muito poderoso sobre isso: "Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15:5). Muitas pessoas estão com sua fé enfraquecida porque se afastaram do Senhor.

e) Use a sua fé. Alguém já disse certa vez que a fé é parecida com um músculo. Se você não a usa ela atrofia e perde a força; isso é verdade!

Precisamos usar a nossa fé no dia a dia, nas situações em que passamos, falar dela para as pessoas, exercitá-la em cada situação que Deus nos permite viver.

Com isso, ela se fortalece. Não podemos esconder a nossa fé, fazer isso é como matá-la.

Use sua fé constantemente e ela irá aumentar a cada dia.

Podemos ver que os apóstolos, antes com uma fé pequena, após a morte de Cristo tiveram uma fé forte, capaz de superar os desafios, as perseguições e fazer a obra confiada a eles.

A fé deles finalmente havia crescido de forma grandiosa!

Deixe uma resposta

Comentários