Skatista suzanense irá para os Estados Unidos

Será a 1ª experiência internacional de Henrique
Será a 1ª experiência internacional de Henrique - FOTO: Divulgação
O skatista mirim Henrique Valadão, de 12 anos, prepara-se para o campeonato americano de skate que ocorrerá no dia 4 de novembro nos Estados Unidos. Ele será o único suzanense a participar da competição "Grind for Life Skateboarding Contest Series".

O menino do centro de Suzano, que desde os nove anos já anda de skate, treina diariamente cerca de três horas por dia. O campeonato será no dia 4 de novembro, mas Henrique embarcará no dia 31 desse mês para treinar e conhecer a pista da cidade Lakeland, na Flórida, onde será realizado o evento.

Foi convidado pelo amigo Tulio de Oliveira, 29, o Tulio Tocha, que é skatista profissional e viu nele um grande potencial e pensou ser uma ótima chance para que o garoto participasse de uma competição internacional. Segundo a mãe de Henrique, Rosana Valadão, o menino sonha em se tornar um skatista profissional e essa viagem lhe abrirá muitas portas. "É o sonho de todo skatista ir competir fora do País", afirmou.

Ele fará parte da categoria 10 a 12 anos, que diferentemente dos campeonatos brasileiros, são classificados por faixa etária.

Tulio, que começou no skate aos 12 anos, conta que morou nos EUA durante dez anos, onde teve inúmeras oportunidades para treinar e aperfeiçoar suas habilidades. Devido à uma lesão no joelho, retornou ao Brasil e, atualmente, é proprietário de uma escola de skate em Campinas, onde dá apoio e conhecimento para novos atletas, promovendo e incentivando seus alunos a participarem de eventos.

Henrique já participou de campeonatos na região do Alto Tietê, em São Paulo, em Goiás onde ficou em 1° lugar, assim como em Minas Gerais, levando também a 1ª colocação na categoria mirim. No Campeonato Paulista conseguiu o 3° lugar em 2016.

Ele e mais cinco skatistas ficarão cerca de 15 dias hospedados na casa dos tios de Tulio. Depois do evento, viajarão juntos para a cidade de Tampa, onde ficarão dos dias 9 a 12 de novembro para acompanhar outro evento de skate. Além dos campeonatos, o skatista planejou um itinerário com mais de dez pistas para que todos possam treinar e aproveitar os dias da viagem.

Tulio afirma que essa viagem será uma experiência única para os meninos, principalmente para Henrique, por ser seu primeiro torneio internacional. Diz também que retornarão não só com grande bagagem como skatistas, mas também como pessoas, pois afirma que o skate transformou sua vida. "Através do skate conheci o mundo". 

Em parceria com a "The Boardr", que é uma das maiores organizadoras de eventos de Skate nos EUA, Tulio tem a chance de levar atletas brasileiros para adquirirem experiência fora do País.

Sobre o futuro, Henrique disse querer continuar treinando e evoluindo cada vez mais para se tornar um skatista profissional. Para ele, o mais legal do esporte é a possibilidade de fazer novos amigos, conhecer lugares novos e se divertir andando de skate. Hoje em dia, o garoto conta com duas marcas patrocinadoras, que enviam mensalmente todo o equipamento necessário para que ele realize um bom treinamento.

* Texto supervisionado pelo editor.

Deixe uma resposta

Comentários