Semae apresentará gestão eficiente na capital paulista

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes será a única empresa pública participante do Business Process Innovation Summit 2017. O evento, que será realizado em 18 e 19 de outubro, em São Paulo, apresentará casos de sucesso e eficiência em gestão, com exemplos de tecnologias e métodos que proporcionam planos e ações mais ágeis e comprovados resultados financeiros e administrativos.

O diretor comercial da autarquia, Robson dos Santos, será um dos palestrantes e falará sobre o "Aumento da eficiência da gestão no setor público". Além dele, representantes de grandes empresas privadas, como Natura, Mercedes-Benz e Vale, apresentarão os métodos que resultaram em ganhos importantes para as corporações.

Nos últimos meses, o Semae vem utilizando novos métodos e ferramentas tecnológicas para aumento da eficiência em várias setores. Um exemplo é a unificação de dados na plataforma digital Power BI (Business Intelligence, em inglês, e que pode ser traduzido como "Inteligência de Negócios", ou "Inteligência Empresarial"), uma ferramenta desenvolvida para que empresas e organizações privadas e públicas gerenciem seu trabalho por meio de diferentes fontes de dados.

O programa permite monitorar, compartilhar, analisar e consolidar dados. Com isso, a autarquia ganha em agilidade, já que o processo facilita a organização e a tomada de decisões. Um exemplo da aplicação do Power BI está no Departamento Comercial. O programa permite a localização no mapa de cada um dos mais de 120 mil hidrômetros da cidade e o tempo de uso de cada um deles, entre outras informações úteis para acompanhamento e gerenciamento do sistema.

Também é possível saber, quase que em tempo real, os serviços mais executados num determinado período, como reparo de vazamentos e cortes de ligação clandestina. A partir disso, é possível planejar investimentos e ações preventivas.

Este ano, o Semae também começou a enviar aos consumidores mensagens de celular para informar o andamento de processos como pedidos de ligações de água, revisão de valor de conta e outros procedimentos. Mais informações: http://www.nextbm.com.br/eventos-business-process-innovation-summit-2017.