Luzia de Pinho Melo destaca Outubro Rosa

Desde ontem, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, unidade Secretaria de Estado da Saúde localizada em Mogi das Cruzes, administrada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), promove uma série de atividades especiais  em homenagem à campanha Outubro Rosa.

Uma das iniciativas é uma parceria da Secretaria estadual com a ONG Cabelegria. O veículo móvel da entidade, equipado como salão de beleza, recebe doações de cabelo e fará a entrega de perucas a pacientes que passam por tratamento quimioterápico. Pacientes em atendimento ambulatorial em serviços públicos de saúde interessados também devem apresentar o cartão SUS, laudo médico atualizado (com validade de até cinco meses), RG e comprovante de tratamento (agendamento da sessão de quimioterapia, por exemplo). O veículo permanecerá no estacionamento do hospital até sábado, funcionando das 8 às 17 horas.

É importante ressaltar que não será possível realizar o corte no veículo, mas os interessados podem comparecer e doar mechas com 20 centímetros, no mínimo. É fundamental que o cabelo esteja completamente seco e serão aceitos também fios com química ou coloração. A orientação é amarrar a mecha e acondicionar em saco plástico. As doações também podem ser enviadas pelos Correios, através da Caixa Postal 75207, São Paulo/SP, CEP 02415-972, A/C Cabelegria. Os doadores recebem um certificado e, por isso, é importante colocar, em papel, nome completo, número do CPF e endereço com CEP.

Orientação

Para hoje foram programadas palestras sobre prevenção ao câncer de mama e como realizar o autoexame. A semana contará também com a apresentação do coral do Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (Cecan) na quinta-feira. As iniciativas são destinadas a pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital.